Cientistas desenvolvem “folha artificial” que imita fotossíntese
A “folha artificial” usa luz solar que lhe permite imitar a fotossíntese, produzindo combustível sintético limpo! Esta inovação partiu da Universidade de Cambridge, assim consegue-se combustível sintético 100% limpo, sem quaisquer emissões de carbono!
Como funciona a “folha artificial”?
Imita a fotossíntese, recorrendo à luz solar, água, dióxido de carbono e um catalisador de cobalto, a perovskita. Mesmo em dias de céu nublado, esta pode continuar a trabalhar.
O resultado final é hidrogénio e monóxido de carbono, que são os componentes do combustível sintético, sem qualquer dióxido de carbono libertado para a atmosfera.
As aplicações do combustível sintético “limpo”
Atualmente, este tipo de combustível é usado em medicamentos, plásticos e fertilizantes.
Mas não é apenas através desta “folha artificial” que este combustível pode ser produzido. Só que as outras formas de produção libertam produtos tóxicos para a atmosfera, como dióxido de carbono ou petróleo, o que acaba por não ser um combustível sintético “limpo”.
Erwin Reinser, professor na Universidade de Cambridge e responsável pelo estudo diz que “as pessoas podem não ter ouvido falar de combustível sintético, mas todos os dias usa produtos criados com este. Conseguir produzir o combustível sintético de modo sustentável era essencial para fechar o ciclo do carbono e estabelecer uma indústria química e de combustível sustentável”.
Mais vantagens do combustível sintético
Quanto ao professor Virgil Andrei, também ele da Universidade de Cambridge “esta tecnologia não se limita a ser usada apenas em países quentes, ou apenas durante os meses de verão. Pode ser usado desde o amanhecer, até ao anoitecer, em qualquer lugar do mundo”.
O processo ainda não se encontra com a eficácia desejada, mas estão a ser desenvolvidos esforços para o melhorar!
Não esquecer, que apesar de as fontes de energia renováveis estarem a dominar grande parte dos países, como a eólica ou solar, há outras necessidades a nível mundial, não apenas a eletricidade!
É que a larga escala será necessário a um novo combustível limpo, que permita os transportes e mobilidade de veículos, barcos e aeronaves!
Próximos avanços na “folha artificial”
Apesar de ser interessante, os investigadores dizem que no futuro o combustível sintético deixará de ser necessário. É que atualmente é uma espécie de “intermediário” num processo para criar combustível liquido limpo!
Reisner diz que no futuro “gostaria de em vez de fazer combustível sintético e depois converter em combustível liquido, transformar o combustível liquido num passo a partir do dióxido de carbono e água”.
Pode ler mais sobre este trabalho na revista cientifica Nature Materials. [ScienceAlert].