Quais são os fatores que influenciam a eficiência de um painel solar?

Energias Renováveis - Painéis Solares Fotovoltaicos

A eficiência de um painel solar tem a ver com vários fatores, sendo os principais os materiais usados no método de produção do mesmo e as condições ambientais.

Principais fatores que influenciam a eficiência de um painel solar

Por palavras simples, a eficiência de um painel solar é determinada pela quantidade de luz solar que este consegue converter em eletricidade. Mas quais são os fatores que entram nessa taxa de conversão?

Apontamos os principais fatores:

Materiais – o tipo de material influencia a capacidade de converter a luz solar em eletricidade (silício monocristalino, silício policristalino, cádmio, telúrio, etc.…). Estando mesmo em desenvolvimento e em testes outros materiais para melhorar a eficiência energética dos painéis solares.

  • Ligações e montagem do painel solar – a organização de fios e componentes dentro do painel solar também influenciam a forma como a luz solar é capturada e é transformada em eletricidade.
  • Ângulo de reflexão – se a luz é refletida para longe do painel solar, a sua eficiência é menor, por isso é que o vidro por cima da camada das células de silício é importante, pois impede que a luz solar seja toda refletida.

Há ainda outros fatores que influenciam a eficiência dos painéis solares, sendo eles a capacidade de absorver luz solar em ambos os lados (nos painéis bifaciais) e a capacidade de absorção de diferentes tipos de comprimentos de onda de luz (painéis solares multijunção).

As condições ambientais também afetam a eficiência de um painel solar?

Limpar Painel Solar Fotovoltaico - Aumento de Eficiência
Aumento de Eficiência após limpeza de painel solar fotovoltaico

Tudo o que temos vindo a falar, afeta a eficiência de um painel solar. Pois, esta é calculada sobre certas condições de laboratório, que podem ou não ser encontradas no local onde estes serão instalados.

O que significa, que até as condições ambientais irão influenciar a eficiência real do painel solar:

  • Temperatura: à medida que a superfície do painel solar sobreaquece, a eficiência diminui. Pois as células sobreaquecem, convertendo menos luz solar em energia.
  • Orientação do painel solar: painéis solares instalados orientados para sul, tendem a produzir mais eletricidade, pois recebem mais luz solar.
  • Ângulo da instalação solar: o ângulo ideal da instalação do sistema solar, para que a conversão da luz solar em eletricidade que incide sobre o painel solar seja ótima é entre 30º e 40º!
  • Sombreamento: se os painéis solares estiverem sobre uma zona onde haja muita sombra, a eficiência vai reduzir.
  • Clima: sem dúvida que um painel solar produz mais eletricidade quando o dia está solarengo. Mesmo uma nuvem passageira pode reduzir essa produção de eletricidade.
  • Sujidade: um painel com acumulação de poeiras ou outros detritos, vai ver a sua eficiência afetada. Pois as células por baixo da camada superior, não recebem a luz solar e como tal, não podem converter em eletricidade. É certo que quando chove, grande parte da sujidade e detritos é eliminada, mas ainda assim convém fazer manutenção aos painéis solares.
Como limpar os painéis solares fotovoltaicos para aumentar a eficiência

Como é calculada a eficiência de um painel solar?

Por norma, quando vamos comprar painéis solares, a eficiência é um valor dado a conhecer e pelo qual a maioria das pessoas se guia para adquirir painéis solares. Mas sabe mesmo como é que este valor é calculado?

Para calcular a eficiência de um painel solar basta aplicar uma fórmula muito simples:

Eficiência = [Potência do painel / (Área do painel X Irradiação solar)] X 100

Estes valores são obtidos através de testes em laboratório sobre determinadas condições de teste. Em que se assume que a Irradiação solar média de um painel é de 1000W por metro quadrado.

Exemplo, para um painel de potência de 350W com 1,8 metros quadrados:

Eficiência = [350W / (1.8m2 X 1000W/m2)] X 100 = 19.4%

Obtivemos assim uma eficiência de 19.4% para um painel de 350W!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima