Instalação Kit Autoconsumo Solar Fotovoltaico

Se finalmente pretende reduzir o valor da sua fatura de eletricidade, recorrer a um sistema solar fotovoltaico é a solução, pois a energia solar é gratuita mas o custo inicial dos sistemas solares fotovoltaico é elevado.

Cada consumidor tem as suas necessidades de consumo de eletricidade, e como tal o sistema solar fotovoltaico que se aplica a si, pode não ser o mesmo que se aplica ao seu vizinho. E por esse motivo tem que ter em conta alguns fatores como:

  • Espaço disponível para instalar os painéis fotovoltaicos
  • Perfil de consumos diários/anuais de eletricidade
  • Qual a potência necessária a instalar

Dimensionar um Sistema Solar Fotovoltaico

Se não dimensionar corretamente a sua instalação pode não conseguir rentabilizar o investimento corretamente. Ou seja, o tamanho do sistema solar fotovoltaico a instalar é um que se adapte às suas necessidades.

Por esse motivo o ideal é contar com profissionais que através de uma inspeção técnica possam avaliar todos os elementos necessários para garantir ao consumidor a solução mais adequada às necessidades de consumo.

Assim os três elementos que referi acima, são essenciais para determinar a quantidade dos painéis fotovoltaicos, bem como a superfície necessária de instalação.

Recomendamos a leitura do Guia prático para comprar painéis solares fotovoltaicos.

1 – Superfície de Instalação

Este será o ponto fulcral, saber o local onde pretende instalar o sistema fotovoltaico. Existem várias soluções, num telhado plano, num telhado inclinado, como cobertura ou no chão.

Assim, se pretender instalar um sistema com capacidade para gerar 1kW de energia, que são cerca de 4 painéis, é necessário uma área com 6-7 metros quadrados (isto para um telhado); se optar pelo telhado plano/chão, aí o espaço necessário já será de quase 11 metros quadrados devido à necessidade de instalar suportes para inclinar os painéis.

Também pode considerar instalar os painéis em locais sem separado, por blocos, consoante o número de águas que o telhado tenha.

A análise prévia é essencial para que se possa conseguir o melhor rendimento da energia solar, e poder instalar os painéis fotovoltaicos com a orientação correta!

2 – Perfil de Consumo de Eletricidade

O objetivo de instalar um sistema solar fotovoltaico passa por suprimir as suas necessidades de eletricidade da rede e como tal há que saber o seu consumo de eletricidade, para assim poder decidir o número de painéis necessários (tendo já em conta a área útil de instalação).

3 – Potência a Instalar

O terceiro fator a ter em conta está diretamente relacionado com o espaço disponível e o consumo a suprimir. Pois não adianta ter uma grande capacidade de potência de produção, se depois não consegue consumir tudo o que produz.

Considerações Finais Dimensionar Sistema Fotovoltaico

Os pontos acima são os que tem de ter em conta se pretende instalar um sistema de autoconsumo, cujo excedente vai para a rede elétrica.

Mas atualmente já existem sistemas solares fotovoltaicos com baterias, o que permite acumular a energia gerada pelo painel solar durante o dia, e que não seja consumida, para ser consumida durante a noite. Por isso, este é outro ponto que terá que pesar na sua decisão no dimensionamento do sistema solar fotovoltaico.

Mais informações que vão ser úteis:

  1. O que deve saber sobre o autoconsumo por painéis solares fotovoltaicos
  2. Manual e Guia Técnico de Energia Solar Fotovoltaica – Tecnologias, Projeto e Instalação

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de