Europa com grande potencial para produzir hidrogénio através do mar

hidrogenio producao offshore

A Europa poderá representar um papel importante na produção de hidrogénio. Mar do norte da Europa tem um potencial de 300 TWh por ano.

Mar do Norte da Europa poderá ser um ponto importante de produção de Hidrogénio

Embora ainda não seja muito utilizado, o hidrogénio é visto como uma fonte de enriga alternativa de futuro, podendo ser aplicado tanto ao mercado automóvel como a outros setores.

Segundo alguns estudos, a União Europeia irá necessitar, em 2050, de 2.000 TWh anuais de hidrogénio para as suas necessidades energéticas e o Mar do Norte poderá desempenhar um papel importante neste processo.

Segundo o documento “Specification of a European Offshore Hydrogen Backbone”, desenvolvido pelos operadores GASCADE e Fluxys, existe um potencial de produção de 300 TWh, ainda por explorar, usando eletricidade de parques eólicos offshore nas águas do norte da Europa.

hidrogenio producao offshore

Sendo esta produção realizada em offshore, a 100 quilómetros da costa, o custo de produção do hidrogénio é mais baixo do que a produção em terra por eletrólise, além do seu armazenamento e transporte para terra ser também mais económico que o da eletricidade.

Desta forma, a exploração do hidrogénio em alto mar nos mares do Norte e Báltico poderá tornar-se bastante rentável e ajudar a fazer frente ao grande crescimento que é esperado na utilização deste combustível até 2050.

De acordo com os cálculos iniciais, este sistema para o Mar do Norte poderá ter um custo de 4,69-4,97€/kg, um valor que pode ser alcançado com um investimento em infraestrutura de transporte offshore de 35 a 52 mil milhões de euros (incluindo armazenamento subterrâneo).

Leitura recomendada: Notícias sobre hidrogénio

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima