Código Aberto de Turbina Eólica

O Laboratório Nacional de Energias Renováveis (NREL) lançou o aerogerador de referência de 15 MW da Agência Internacional de Energia, a IEA 15 MW.

Esta turbina eólica tem opções tanto para turbinas eólicas fixas como para turbinas eólicas flutuantes. Este modelo de código aberto, disponível no GitHub, é compatível com várias ferramentas de software, dando assim à indústria, investigadores e estudantes uma nova ferramenta de domínio público para que possam desenvolver novas turbinas eólicas offshore de próxima geração.

Evan Gaertner, diretor do departamento de desenvolvimento e investigador do NREL, informou:

As turbinas eólicas offshore saíram da atual lista de turbinas eólicas de referência quanto a tamanho e utilidade. As configurações de 15 MW da IEA vão mais além das atuais capacidades das turbinas eólicas de 10 a 12 MW que estão em desenvolvimento pela indústria, mas são suficientes para servir como base para os desenhos da próxima geração de 15 a 20MW, o que significa que o AIE 15 MW será um recurso valioso para o desenvolvimento do futuro”.

Nacelle - Turbina eólica Haliade X
Nacelle – Turbina eólica Haliade X

O nome IEA 15W provém da colaboração do NREL com a Agência Internacional de Energia. Apesar de ter sido o NREL a liderar o desenvolvimento do IEA de 15 MW, por detrás esteve um esforço conjunto de muitos investigadores de todo o mundo.

O programa de colaboração de tecnologia eólica da Agência Internacional de Energia ajudou a coordenador essa colaboração através de uma das suas tarefas de investigação.

Relativamente a dados de referência, o aerogerador vai ter 150 metros de altura, com um diâmetro de 250 metros!

No mercado já existem turbinas eólicas de 12 MW, a Haliade-X da GE, e a Siemens Gamesa está prestes a lançar a sua turbina eólica de 10 MW.

As turbinas eólicas de referência são desenhos de código aberto de um sistema completo de turbinas eólicas, com modelos compatíveis para simulações e desenvolvimento. Estes permitem desenvolver e avaliar o rendimento e custo de modificações propostas em certas turbinas eólicas antes de ser desenvolvido o protótipo final!

Leitura Recomendada

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui