Um estudo da JD Power revelou que os condutores de carros elétricos estão hoje menos satisfeitos quando comparado com os anos de 2020 e 2021. Serviço pós-venda e carregamento em casa são os principais pontos de insatisfação.
JD Power indica que satisfação com carros elétricos diminui
O mercado dos carros elétricos está em grande crescimento, tendo já ultrapassado a venda de carros a gasóleo em Portugal.
Embora esta seja uma excelente forma de poupar dinheiro e apostar numa mobilidade mais sustentável, a verdade é que não existem apenas benefícios na passagem de um carro a combustíveis fósseis para um carro elétrico.
Segundo um estudo da JD Power, os proprietários destes carros estão hoje mais insatisfeitos quando comparado aos anos de 2020 e 2021.
Segundo os resultados deste estudo, a satisfação geral dos proprietários caiu para os 846 pontos (num total de 1.000 pontos), uma descida que se centra em 2 fatores principais.
O primeiro prende-se com a experiência de pós-venda. Além dos carros elétricos estarem a ser chamados mais vezes em programas de recall, também a satisfação de venda nos concessionários tem diminuído com os proprietários a indicarem que os consultores das marcas têm menos conhecimentos sobre carros elétricos do que comparado a um carro a combustão.
Outro problema identificado foi o carregamento em casa dos carros elétricos.
Além dos preços a energia terem aumentado nos últimos tempos, o que tem encarecido o carregamento no domicílio, também a velocidade de carregamento foi referida como um ponto de insatisfação.
Lexus é a marca com clientes mais satisfeitos
Já em relação às marcas com clientes mais populares, o ranking das marcas premium é liderado pela Lexus, seguida pela Porsche, Cadillac e Infinity.
Já no mercado mais generalista, a Mitsubishi lidera seguida da Mazda, Buick e Subaru.
Face a estes dados, torna-se assim importante que sejam desenvolvidas novas tecnologias de carregamento em casa, de forma a tentar acelerar as velocidades de carregamento, além de aumentar a formação dos profissionais do setor de forma a que consigam fazer um acompanhamento mais próximo dos clientes que possuem um carro elétrico.