Estudo aponta que proprietários de carros elétricos estão menos satisfeitos com os seus automóveis

carregamento-carros-eletricos

Um estudo da JD Power revelou que os condutores de carros elétricos estão hoje menos satisfeitos quando comparado com os anos de 2020 e 2021. Serviço pós-venda e carregamento em casa são os principais pontos de insatisfação.

JD Power indica que satisfação com carros elétricos diminui

O mercado dos carros elétricos está em grande crescimento, tendo já ultrapassado a venda de carros a gasóleo em Portugal.

Embora esta seja uma excelente forma de poupar dinheiro e apostar numa mobilidade mais sustentável, a verdade é que não existem apenas benefícios na passagem de um carro a combustíveis fósseis para um carro elétrico.

Segundo um estudo da JD Power, os proprietários destes carros estão hoje mais insatisfeitos quando comparado aos anos de 2020 e 2021.

Carregamento Baterias Veículos Elétricos Rede Mobi-e

Segundo os resultados deste estudo, a satisfação geral dos proprietários caiu para os 846 pontos (num total de 1.000 pontos), uma descida que se centra em 2 fatores principais.

O primeiro prende-se com a experiência de pós-venda. Além dos carros elétricos estarem a ser chamados mais vezes em programas de recall, também a satisfação de venda nos concessionários tem diminuído com os proprietários a indicarem que os consultores das marcas têm menos conhecimentos sobre carros elétricos do que comparado a um carro a combustão.

Outro problema identificado foi o carregamento em casa dos carros elétricos.

Além dos preços a energia terem aumentado nos últimos tempos, o que tem encarecido o carregamento no domicílio, também a velocidade de carregamento foi referida como um ponto de insatisfação.

carregamento sem fios carro eletrico

Lexus é a marca com clientes mais satisfeitos

Já em relação às marcas com clientes mais populares, o ranking das marcas premium é liderado pela Lexus, seguida pela Porsche, Cadillac e Infinity.

Já no mercado mais generalista, a Mitsubishi lidera seguida da Mazda, Buick e Subaru.

Face a estes dados, torna-se assim importante que sejam desenvolvidas novas tecnologias de carregamento em casa, de forma a tentar acelerar as velocidades de carregamento, além de aumentar a formação dos profissionais do setor de forma a que consigam fazer um acompanhamento mais próximo dos clientes que possuem um carro elétrico.

Sobre o autor

2 Comentários em “Estudo aponta que proprietários de carros elétricos estão menos satisfeitos com os seus automóveis”

  1. Ricardo Aparício

    Aumentar a velocidade de carregamento? Fácil. Aumentem a potência contratada e usem um EVSE que permita ir aos 32A (monofásico ou trifásico) conseguindo potências de carregamento de 7.4kWh ou 22kWh consoante seja monofásico ou trifásico.
    Alguém se esqueceu de informar os proprietários, destas opções ou, os proprietários não procuraram informação sobre o assunto.

    1. Claro..! Eu estou satisfeitíssimo com o carregamento a 7,1 kw, nem precisei de aumentar a potência da casa.
      Quanto ao conhecimento sobre tecnologia elétrica, é verdade que as marcas têm dificuldade em converter conhecimento Termico em Elétrico, mas não é só as marcas, os próprios jornalistas têm evidentes dificuldades na matéria.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima