Primeira estrada francesa com painéis solares fotovoltaicos foi um fiasco

Estrada Painéis Solares Fotovoltaicos

Primeira estrada solar francesa com painéis solares fotovoltaicos foi um fiasco

Foi em 2016 que em França se instalou a primeira estrada com painéis solares, em Tourouvre-au-Perche (Orne), na Normandia. 3 anos volvidos, sabe-se que afinal esta estrada, cerca de 1 quilómetro com painéis solares, foi um fiasco!

Estrada Solar em França

Segundo avançou o jornal francês Le Monde, este quilómetro de estrada com painéis fotovoltaicos não foi eficaz energeticamente nem rentável financeiramente, traduzindo-se num verdadeiro fiasco!

Apesar de já terem passado 3 anos, só agora foi revelado as conclusões de um estudo sobre o impacto desta estrada com painéis solares.

E nessas revelações, soube-se que ao fim de uma semana 83% dos painéis solares fotovoltaicos quebraram.

Tanto que alguns dos habitantes de Tourouvre-au-Perche brincaram com a situação “Os engenheiros não pensaram na quantidade de tratores que por lá passariam diariamente”.

Mas os responsáveis por este projeto piloto em França talvez nem tenham sido apanhados de surpresa, pois consta que 75% dos painéis fotovoltaicos instalados já teriam algum dano prévio à instalação e uso da estrada!

Produção de energia abaixo da meta estabelecida

Estrada Painéis Solares Fotovoltaicos
Painel Solar Fotovoltaico instalado na estrada Solar

Outro ponto negativo ressalvado pelo Le Monde é que inicialmente a empresa responsável pelo projeto indicou a produção de energia média diária de 790 kWh, mas este valor nunca foi alcançado! Acredita-se que nem metade desse valor se tenha conseguido atingir.

Outro ponto negativo, foi o facto de ser bastante ruidosa, o que levou a que as autoridades baixassem o limite de velocidade para 70 km/h para baixar o ruído dos veículos a passar por cima dos painéis solares fotovoltaicos, de forma aos habitantes da região puderem estar mais descansados!

Alternativa à estrada com painéis solares

Se em França a aposta numa estrada com painéis solares terminou como um fiasco, o mesmo não se pode dizer da Holanda. Que apostaram, não numa estrada, mas sim numa ciclovia solar!

Os holandeses instalaram numa ciclovia painéis solares fotovoltaicos com o objetivo de produzir entre 50 a 70 kWh por metro quadrado ao ano, valor que foi superado. Conseguiram obter até 93 kWh por metro quadrado nesse período.

E nos próximos tempos a empresa responsável irá aumentar a ciclovia solar, instalando mais painéis solares fotovoltaicos. Irá assim criar uma nova ciclovia próximo do aeroporto de Amesterdão, com cerca de 50 metros e outra com cerca de 100 metros em Roterdão, numa faixa onde só passam autocarros!

2 Comentários em “Primeira estrada francesa com painéis solares fotovoltaicos foi um fiasco”

  1. Não é preciso ser um gênio para perceber que é o pior sítio para meter painéis solares. Nunca vai funcionar mesmo em ciclovias. É só uma ideia parva.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima