Estação de Hidrogénio explode uma semana após a inauguração

Explosão e incêndio em estação de Hidrogénio na Alemanha

Estação de Hidrogénio em Augsburg na Alemanha registou explosões e incêndio apenas uma semana após ter sido inaugurada.

Explosão seguida de incêndio de grandes proporções ocorreu na passada terça-feira, 25 de junho, na estação de hidrogénio do centro logístico de Augsburg, na Alemanha. Felizmente, não houve feridos, mas a estação permanecerá fechada até nova ordem.

Incêndio em estação de Hidrogénio na Alemanha

A nova estação de hidrogénio na zona logística de Augsburg, inaugurada há apenas uma semana, sofreu um incêndio na manhã da passada terça-feira, dia 25 de junho.

De acordo com os meios de comunicação locais, “por volta das 10h10, uma deflagração provocou uma grande chama”. Os bombeiros de Gersthofen, com o apoio das equipas de Neusäß e Täfertingen, levaram cerca de quatro horas para controlar o incêndio e assegurar a área.

Felizmente não foram registados feridos neste incidente.

Estação de Hidrogénio na Alemanha - Tyczka Hydrogen
Estação de Hidrogénio na Alemanha da Tyczka Hydrogen

Medidas de segurança e de contenção

Para proteger as partes circundantes do sistema, foram instalados vários monitores de extinção, o que exigiu um fornecimento significativo de água de combate a incêndios.

Após o corte da linha de abastecimento de hidrogénio, a instalação pôde ser extinta e assegurada, conforme detalhado pelos bombeiros de Gersthofen em comunicado.

Iniciada investigação ao incidente

A causa exata do incêndio ainda não foi determinada. Segundo a polícia, suspeita-se de um defeito técnico. A investigação foi entregue à polícia criminal de Augsburg.

Ulrich Hanke, porta-voz da Tyczka Hydrogen, empresa responsável pela construção da estação, afirmou que as primeiras constatações sugerem uma deflagração ao nível de um compressor.

Explosão e incêndio em estação de Hidrogénio na Alemanha
Estado final da estação de Hidrogénio

Impacto e futuro da estação de hidrogénio de Augsburg

A estação de hidrogénio, financiada com dois milhões de euros pelo governo da Baviera, permanecerá fechada até que as conclusões da investigação sejam divulgadas e as reparações necessárias sejam realizadas para sua reabertura.

Existe um enorme debate e dúvidas sobre a segurança do uso e armazenamento de hidrogénio, no entanto a tecnologia do hidrogénio possui vantagens relavantes.

Informações sobre os riscos e medidas de segurança associados ao Hidrogénio

O hidrogénio é propenso a causar danos materiais, o que pode levar a fugas. O hidrogénio, quando sujeito a alta pressão, é altamente suscetível à combustão espontânea devido às suas características de combustão.

Esta condição pode causar incêndios por jato ou explosões, resultando em graves danos materiais e pessoais.

Caraterísticas de combustão do hidrogénio

Devido às suas propriedades específicas, o hidrogénio pode causar sérios riscos em caso de fuga. A combustão espontânea de hidrogénio sob alta pressão pode ocorrer rapidamente, aumentando significativamente o potencial de acidentes graves.

Principais riscos no Hidrogénio de alta pressão

Fugas de hidrogénio sob alta pressão podem levar a incêndios por jato, que são extremamente perigosos e difíceis de controlar. Além disso, a possibilidade de explosões é uma preocupação constante, podendo resultar em graves danos a propriedades e até mesmo em vítimas fatais.

Principais medidas de segurança

Para mitigar os riscos associados ao hidrogénio, é essencial implementar rigorosas medidas de segurança e manutenção em sistemas que utilizam hidrogénio. A monitorização contínua e o uso de materiais resistentes a danos são fundamentais para prevenir acidentes.

O fiasco do comboio a hidrogénio na Roménia

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima