
O projeto “DeeBike”, visa incentivar a consciencialização da comunidade escolar para o consumo e poupança de energia, e é uma iniciativa do Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV).
O projeto “DeeBike” encontra-se em fase de divulgação pelas escolas da região de Viseu e possui uma forte componente pedagógica e cívica focalizada na poupança energética que pode ser feita com os pequenos gestos diários.
O “DeeBike” convida-nos a pedalar para melhor e mais eficazmente percebermos de que com pequenos gestos diários de poupança de energia podemos estar a dar um grande contributo para esta causa de escala global.
O simples ato de ligar um carregador de bateria de telemóvel a uma tomada é de tal forma banal, que a maioria das pessoas não faz ideia do que é necessário para ter energia disponível. Não tendo a mente aberta para este fato, é muito vulgar as famílias deixarem estes aparelhos (entre dezenas de outros) ligados à tomada de energia elétrica, mesmo quando não estão a ser utilizados.
Assim, quando nas sessões se coloca a questão “se vir uma torneira a pingar o que faz?”, a resposta do público é unânime – “fechamos a torneira”. No entanto, quando colocada a pergunta “deixa a consola de jogos, ou o computador ligado à energia, quando não está a utilizar?” – a resposta também é clara: “sim deixamos”.
A forma mais rápida de fazer perceber o público do desperdício de energia que têm nos seus lares consiste em convidar vários elementos do público a percorrer um percurso (simulado) de bicicleta, com etapas de diferentes dificuldades (subidas, descidas e em terreno plano).

Em cada etapa do percurso são acionadas cargas (que no caso são simuladas por simples lâmpadas), de maior ou menor potência, que, ligadas a um gerador elétrico, provocam um maior ou menor esforço no pedalar do utilizador.
Após esta demonstração, muito interativa e participativa, o público fica esclarecido com o esforço que é necessário efetuar para produzir a energia desperdiçada, pelo simples fato de não desligarem os diversos equipamentos das tomadas elétricas.
Este projeto tem uma forte componente pedagógica e, como tal, vai continuar a ser difundido pelas comunidades e escolas da região.