Eolos LiDAR reinventa mercado da energia eólica offshore

A empresa espanhola de energia eólica Eolos, desenvolveu para o mercado da energia eólica offshore uma plataforma flutuante equipada com instrumentos que medem vento, temperatura e outros parâmetros, acaba de informar que no seu primeiro ano de atividade, em 2016, adquiriu uma carteira de projetos “de mais de dois milhões de euros, o equivalente a 22% da quota de mercado”.

Os dados recolhidos por estas plataformas Eolos são usados para determinar qual a melhor localização para implementar os parques eólicos offshore.

A empresa Eolos Floating LiDAR Solutions já anunciou expetativas de maior crescimento para o ano de 2017, e o seu avanço para o mercado europeu é cada vez maior, começando a alargar para outros mercados como o americano e até o asiático.

Antoni Martínez, antigo diretor geral da Ecotècnia e agora membro do conselho da Eolos, garante que “a empresa tem uma equipa forte que compreende o funcionamento da indústria eólica”. Antoni afirma ainda que a Eolos “tem uma certa e rentável inovação, algo muito difícil de encontrar”.

Já o CEO da empresa, Rajai Aghabi, indica que “o ano de 2015 foi o ano da consolidação tecnológica e conhecer o mercado. Já o ano de 2016 foi ano para entrar no mercado e mostrar o valor competitivo da sua oferta”. Afirma ainda “nós superamos em muito as expetativas iniciais”.

O que é a EOLOS?

É uma espécie de plataforma flutuante que está equipada com instrumentos para medir os perfis verticais de vento que atingem alturas superiores de 200 metros acima do nível do mar.

Transporte de plataforma Eolos - Energia Eólica Offshore
Transporte de plataforma Eolos – Energia Eólica Offshore

Mede ainda as ondas, as correntes marítimas, a temperatura e pressão do ar, a humidade relativa, a precipitação e a temperatura da água.

O objetivo principal é de colocar as turbinas eólicas corretamente de forma a tirar o melhor proveito dos parques eólicos offshore.

InnoEnergy apoia a Eolos desde 2015

A InnoEnergy é uma empresa europeia dedicada a promover a inovação, educação e empreendedorismo no domínio da energia sustentável, através da promoção de relações entre especialistas de universidades, empresas e institutos de pesquisa.

O seu objetivo é conseguir um impacto positivo sobre a energia sustentável na Europa através da criação de novas formas transformadoras com diferentes abordagens e encontrar novos produtos e serviços, bem como empresas de sucesso do mercado.

A InnoEnergy opera através de uma rede de escritórios localizados na Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Espanha, Portugal, Polónia e Suécia. Tem também o apoio financeiro do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) e, embora seja uma empresa com lucros, mantém uma estratégia financeira para reinvestir os seus lucros nas atividades da organização.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...