Energias renováveis solar eólica e hídrica

As energias solar e eólica estão consolidadas a nível global, sendo que neste momento e devido ao custo cada vez mais reduzido dominam por completo os investimentos do setor energético mundial.

O ser humano tem uma característica desde que a história começou, que é a tendência a repetir padrões, a se focar em coisas parecidas, ou seja, quanto mais as comunidades humanas se comunicam, mais acabam se repetindo. Isso se mostra com a globalização, a revolução industrial, o uso do petróleo, entre muitos outros exemplos.

Agora a humanidade está focada em usar fontes de energia limpas e renováveis para tentar reverter o aquecimento global, e a energia solar e a eólica são as preferidas nesse momento. Isso tem feito até com que as outras fontes renováveis estejam sendo colocadas de lado. Isso é típico das sociedades humanas, e foi assim com o carvão e com o petróleo.

Os preços da energia solar e eólica vão continuar a descer?

A questão do preço é importante, já que por serem as primeiras e mais populares fontes de energia renováveis que vem sendo usadas em escala, as energias eólica e solar são mais baratas, por terem tecnologia mais avançada. Entretanto outros fatores influenciam nisso, e isso será destacado nesse artigo.

Como a energia eólica e a solar estão muito baratas em relação às outras, essas acabaram ficando como coadjuvantes na luta por um mundo mais limpo.

Enquanto os parques eólicos e os painéis solares têm se tornado cada vez mais comuns, outras tecnologias renováveis, como a que usa a força das mares, a geotérmica, a biomassa entre outras, carecem do mesmo investimento em pesquisa e implantação, o que faz com que ao mesmo tempo em que essas tecnologias não consigam acompanhar o mesmo passo de desenvolvimento, elas por serem menos populares, se tornem caras e pouco competitivas, enquanto a energia solar e a eólica contam com programas de incentivo e vem sendo alvos de pesquisas ao redor do globo.

É uma questão de desempenho, pois quando os esforços para o desenvolvimento das energias renováveis começaram, a eólica e a solar mostraram mais resultados. Nada é questão de sorte.

Com isso a maioria dos investimentos nesse momento embrionário foi então direcionado para essas duas fontes, o que fez com que elas partissem na frente e abrissem distância. De acordo com Gabriel Alonso, executivo da Quantum Energy, “a realidade é que a energia eólica e a solar adquiriram tamanho primeiro”, e ele ainda completou dizendo que “ outras formas de energia renovável ficaram encurraladas pelo sucesso da eólica e da solar, que agora é definitivo.

É necessário mudar o quadro

Os painéis solares só funcionam durante o dia, e as turbinas eólicas também não têm desempenho infinito.

Para cobrir os buracos deixados por essas fontes é preciso investir em outras, como a da força das marés, que pode ser usada o dia todo, além da geotérmica, que usa gases subterrâneos, mas essas energias precisam primeiro de investimento para se tornarem competitivas, e aí sim, se tornarem complementares ao ponto em que não precisemos mais usar combustíveis fósseis.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

1
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

1 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
1 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
1 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Miguel Pinheiro

Por enquanto, aqui no Brasil, energia solar e eólica, individual, e para poucos.Na Europa já e mais popular pelo baixo custo, principalmente na Alemanha.