endesa-eletricidade-portugal

Endesa tornou-se a principal concorrente no mercado residencial combatendo o monopólio da EDP.

As famílias e pequenas empresas vão passar a ter um maior poder de escolha com a entrada da Endesa no mercado português da electricidade. A EDP tem assim o primeiro concorrente a competir por uma quota com 5,9 milhões de consumidores.

A empresa espanhola Endesa vai entrar no mercado português e assim fazer concorrência à EDP no abastecimento de electricidade aos consumidores domésticos.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos aplaude esta acção e diz tratar-se de um marco histórico porque os portugueses só podiam escolher mediante o mercado regulado pela EDP universal ou EDP comercial.

O presidente da ERSE mostrou-se também satisfeito pela reanimação na electricidade que desde o início do ano subiu de 2,5 para 14 por cento o consumo no mercado liberalizado.

Desde 1 de Janeiro de 2009 até final de Março que a EDP viu a quota de mercado que detém descer de 93 para 64 por cento. A queda da eléctrica portuguesa acontece na mesma altura em que a Endesa e a Iberdola assistem a um aumento da sua posição no mercado.

Recorde-se que a oferta da empresa espanhola destina-se às famílias e pequenas empresas, um potencial de 5,9 milhões de consumidores dado que o mercado industrial já conta com cinco operadores de electricidade, dois portugueses e três espanhóis.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

73
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

43 Comentários da discussão
30 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
64 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Manuel silva

A minha opiniao e que tudo isto vai dar mau resultado, como com os combustiveis mas esperemos para ver, Ja em relaçao as novas empresas, fico contente , pois tudo o que for para baixar a crista a esses ladroes da EDP fixe , se nao vejam o que se passou comigo! Em novembro de 2011 eu cliente conta certa pagava 95euros mes, valor pago 1045,00 Faturado 2226,76 acerto 1181.76, uma habitaçao normal isto e de loucos,, Reclamei a EDP ,que algo se passou com o contador , resposta bem um parvo a minha casa olha para o contador ,… Read more »

miguel monteiro

estou com o mesmo problema…sera que me pode ajudar…dizendo o que fazer…ja pagava uma media de 80…o que ja achava muito…agora apareceu-me os acerto de 370€!!!…impossivel…o que posso fazer?!..cumps..

Rui Alves

@Manuel silva,

A liberalizaçao nao é má de todo.
muito pelo contrario ..
vamos ter poder de escola, sendo que nunca tivemos essa oportunidade . agora e dar tempo ao tempo e saber aproveitar do momento

Carlos

Sim concordo que terminou um monopólio da EDP agora são mais os ladrões. Os preços praticados são os mesmos muito parecidos uns com os outros, concertação de preços ao mais alto nível.

Pelas minhas contas e com base no simulador no site da ERSE vou pagar mais 80 euros por ano qualquer que seja o fornecedor que escolher, aonde estão os ladrões agora???

Enfim mais do mesmo deste país de xulos a beira mar plantado. 

Paulo

Bom dia, vão-me desculpar mas julgo que este site não tem qualquer ligação com a Endesa, os comentários aqui feitos, para mim não têm qualquer valor. As pesoas são tão ignorantes que colocam aqui dados pessoais, para que “todo o mundo os veja”, dedois são burlados e a culpa é da Endesa e da Edp. Outro problema são as respostas que julgo serem da parte de comerciais da Endesa, que a meu ver são ainda piores do que as questões colocadas, estes assuntos não podem ser tratados assim desta forma, como são colocados aqui por alguns intervenientes. Julgo que a… Read more »

diogo freitas

o trabalho porta a porta é um trabalho; uma atividade, como outas deve ser tida com respeito e tida como digna.. pois inclusive ,da se a cara,e pode se ajudar,e informar as pessoas e aconselhar , agora se as empresas não tem processo de selecção e ou fiscalização.. é outra historia… agora uma coisa é certa é ainda mais ignorante afirmar que as pessoas devem recorrer a uma linha telefonica ou á loja.. e desprezar uma profissão digna e já mto antiga (caixeiro viajante) … infelizmente há desonestos em toda á parte e tb na loja e nas linhas telefone..… Read more »

Teixeira

Mercado livre e sem fidelizações…
Não se percebe o porque de todas estas duvidas..!
O cliente pode mudar 4 vezes por ano…. A EDP andou durante anos a comer o dinheiro ao povinho a preço de ouro…  infelizmente o português e mesmo assim  aparece uma nova alternativa e mais económica mas o povinho gosta de continuar a pagar mais.. Pais de burros..

Abram os olhos a endesa não e so uma boa alternativa como também e uma boa maneira de protestar os preços que a EDP nos faz… abram os olhos 

Tatjana

ola boa noite, chamo-me Tatjana Barrocas e gostava de saber como posso mudar da EDP para a Endesa, também gostaria de saber o custo mensalmente, as vantagens desta mudança…
Gostaria que me contactassem para o meu mail tatjanabarrocas_666@hotmail.com
cumprimentos 

Josenildo Souza

A endesa tem o mesmo custo da EDP, mas da 5% de desconto durante um ano.
A Endesa não tem fidelidade, ou seja a sr pode somente experimentar e se nao gostar pode voltar p edp correndo….
e a tendencia é de o desconto aumentar.