Efeito flexo fotovoltaico - Células Solares

Os melhores endereços/contactos das empresas de MICROGERAÇÃO existentes em Portugal e restante Europa.

Fabricantes e Instaladores de MICROGERAÇÃO

Comercialização e Instalação de equipamentos de Energias Renováveis. Projecto e execução de Instalações Fotovoltaicas e Eólicas de microprodução. Instalações de produção de energia eléctrica isolada e ligada à rede (venda de energia).

A Selm tem uma vasta gama de equipamentos para automação e controlo industrial, bem como sistemas M2M, radiotelemetria e controlo remoto.

Pioneiros em Portugal no sector das Energias Renováveis e com quase 20 anos de experiência no mercado luso, a FF Solar apresenta-lhe inúmeras formas de aproveitar a energia que é oferecida gratuitamente no nosso planeta, em substituição dos combustíveis fósseis.

Bornay, é uma empresa em expansão internacional, dedicada ao fabrico de aerogeneradores de pequena e media potência.

A WS-Energia Lda. é uma empresa portuguesa que produz e comercializa produtos e componentes, presta serviços e realiza I&D no sector das energias renováveis preferencialmente em Portugal, Itália e Espanha.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

10 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ronald. Encontraste alguma informação sobre empresas vendendo sistemas de microgeração no Pico? Eu também procuro as mesmas informaçoes.

  2. Bom dia ,pretendo instalar um sistema de microgeração,vivo em Altura no Algarve e já possuo o sistema de aquecimento de agua que é exigido,gostaria que alguma empresa da zona me contacte de modo a verificar o local e efectuar o orçamento.

  3. Sou técnico em eletrotécnica no Brasil, atua no centro de operações da concessionária de energia eletrica no estado do Rio de Janeiro, atuando na média tensão de 6ks a 25kv, experiência de 13 anos na área. Gostaria de receber proposta de empresas ligadas a pequenas centrais hidro-elétricas/PCH’s, que possuam centros de operação no meu estado. Tenho grande interesse em trabalhar no despacho deste centros de operações.

    Favor entrar em contato pelo email que enviarei meu curriculum.

  4. Boa tarde, eu terminei á pouco tempo o meu curso de técnica de energias renováveis na vertente eólica. Mas até ao momento, não tenho conseguido arranjar trabalho na minha área. Se alguém souber de empresas que precisem de técnicos qualificados para fazer manutenção tanto de aerogeradores como de painéis fotovoltaicos ou térmicos, agradecia que me informassem.
    Obrigada

  5. Boa tarde
    O meu nome é Ricardo, conclui o curso de Técnico de Instalação de Sistemas Solares Térmicos com certificado CAP no final de 2010. Fiz um estágio numa empresa de energias renováveis, onde estive a trabalhar numa central fotovoltaica em Almodôvar de 7MW.
    A minha ideia era ficar nesta empresa, mas derivado a algumas obras que a mesma tinha no estrangeiro terem sido concluídas e os trabalhadores terem regressado não ouve hipótese de eu ficar na mesma, pediram-me que aguardasse, que abrissem novas obras, mas eu preciso de trabalhar, pois preciso mesmo de trabalhar e ganhar experiencia. Gostaria de trabalhar em solar térmico, fotovoltaica ou eólica em Portugal ou Estrangeiro.
    Obrigado

  6. Boa tarde,

    Estou a tentar encontrar um instalador para um sistema de micro geração híbrido (solar – 1,65Kw, Eólico – 2 Kw e o obrigatório Solar Térmico 2m2) mas encontro muita resistência no mercado quanto à instalação do Eólico.
    AAcontece que moro num sopé de serra em que as condições de vento são bastante favoráveis durante quase todo o ano excepto uma ou outra semana.
    Já ouvi de tudo. Desde a bonificação diferente na tarifa a dificuldades de injecção de energia na rede, ninguém recomenda ou até instala.
    No entanto, encontrei alguns relatórios muito favoráveis aos sistemas híbridos pela sua complementaridade.
    Temo que seja mais uma jogada comercial do que prática mas…
    Alguém me pode explicar por A+B esta resistência ao Eólico?
    De norte a sul do pais, é visivelmente o sistema mais implementado.

    Cumprimentos,

    Pedro Zenkl

    • Caro Pedro,

      Efectivamente os instaladores são muito reticentes em instalar os aerogeradores domésticos e os que instalam pedem fortunas, até porque um micro-aerogerador é uma tecnologia mais barata que os paineis solares. A minha percepção é que isso deve-se à falta de mentalidade e consequentemente falta de experiência / sabedoria e formação na instalação e venda destes sistemas, tudo isto leva aos instaladores a ter receio na instalação e posterior manutenção e reparação.

      Aliás quando se efectuam os cálculos de rendimento de um sistema solar e um sistema eólico, considerando este ultimo numa zona média de vento, o sistema eólico leva larga vantagem, por diversas razões.

      A minha opinião é que os painéis solares não são de todo a melhor opção na geração de energia, mas a moda em Portugal reside na plantação de sistemas solares por todo o lado e os instaladores até ficam contentes.

      • Boa noite Pedro,

        Obrigado pela rápida resposta.
        De facto, pelas resposta que vou tendo dos instaladores que tenho contactado, ninguém me deu uma resposta minimamente lógica. Talvez haja um “surplus” de painéis fotovoltaicos no mercado…
        Pelo que me tenho informado e, onde moro, o sistema híbrido parece-me mesmo a melhor solução.
        Como mencionei, moro num mini planalto na Malveira da Serra e durante todo o ano tenho bastante vento originado pelas correntes frias que descem pela serra no entanto, não descurei a exposição solar pois não tenho nenhuns obstáculos a Sul. Estou a cerca de 200m de altitude.
        Enfim, resta-me tentar encontrar um instalador que me pareça minimamente honesto e que esteja disposto a trabalhar também com o eólico.

        Cumprimentos,
        Pedro Zenkl

    • @Pedro Zenkl,

      Olá Pedro

      Pelo que vejo você quer instalar um sistema / Hibrido – 3.68kW. Quanto ao Solar parece que o tema está resolvido e quanto ao Eólico e depois de ver os demais comentários deixo-lhe a minha opinião fundamentada na minha qualidade de Técnico.
      Os sistemas Eólicos para serem instalados devem ser dimensionados de modo a aproveitar as características do Vento na Zona como já foi comentado. Para isso fará falta, e no no mínimo 1 ano, que seja instalado um Anemómetro e para ser mais exacto deverá ser mais que um pois as rajadas de Vento acompanham o relevo do terreno e o centro da rajada de vento não tem uma altura exacta para circular pois isso dependerá do relevo do terreno onde for instalado o Aerogerador. Este estudo é o que permitirá dimensionar o Equipamento sem nunca o sub-dimensionar nem sobre-dimensionar. Logo inerente à potência do Aerogerador e do tipo do mesmo, Eixo Vertical ou Eixo Horizontal, está o preço que lhe custará.
      Importante considerar que não é por existir muito vento que o Aerogerador vai produzir muito pois eles têm um sistema que os trava, em geral, a partir dos 25 mts/segundo. Este sistema serve para proteger o próprio Aerogerador.
      Como conselho sempre sugiro os Aerogeradores de Eixo Vertical pois estes aproveitam os Ventos de todas as direcções sem necessidade de realinhar ao Vento, são sempre muito mais estéticos na Paisagem Urbana e têm muito menor impacto Ambiental que as "Ventoinhas" / Eixo Horizontal.
      O Sistema Fotovoltaico também deverá ser dimensionado correctamente, apoiado num estudo da Radiação Solar no local e no Rendimento (%) dos Módulos Solares contabilizando as respectivas percas por distâncias de Cablagem e dos Inversores.
      Será importante que entenda que por ano só poderá injectar na Rede 2040MW por cada kW que instalar na Fotovoltaica e 4000MW por kW instalado para a Eólica. Tudo o que for injectado a mais não lhe será pago.
      A fundamentação técnica será algo que sempre deverá considerar quando lhe apresentem qualquer Proposta / Orçamento e se não existir nem perca tempo. As tecnologias envolvidas não permitem espaços para aventuras pois os prejuízos serão seguramente seus.
      Se necessitar de mais alguma informação esteja á vontade, disponha.
      A minha actividade Profissional desenvolve-se na área da Consultoria de Sistemas Fotovoltaicos e trabalho para uma Marca Fabricante de Módulos Solares Fotovoltaicos mas aqui não vou fazer Publicidade dela.
      Um abraço,
      Luís Rodrigues

  7. Preciso de montar(comprar)um sistema de microgeração na ilha do Pico,Açores,mas ainda não descobri uma empresa que tenha representante naquela ilha.Alguém tem informacões a este respeito?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here