Parceria EDPR e AKER em parque eólico flutuante na Coreia do Sul

Parque Eólico Flutuante

A WindPower Korea, a EDP Renováveis e a Aker Solutions formaram um consórcio que pretende desenvolver parque eólico flutuante com 500 MW. Projeto será construído ao largo da cidade de Ulsan, na Coreia do Sul.

Consórcio EDP Renováveis e Aker Solutions

A EDP Renováveis, líder mundial na produção de energia eólica, e a Aker Solutions, uma empresa de engenharia e tecnologia com mais de 40 anos, especializada na realização de projetos em alto mar, decidiram investir na empresa Korea Floating Wind Power («KFWind») para o desenvolvimento de um parque eólico flutuante na Coreia do Sul.

As duas empresas juntam-se assim à WindPowerKorea, acionista fundador da KFWind. A Principle Power, que teve um papel determinante na construção da carteira de projetos da KFWind, irá fornecer ao projeto a sua tecnologia Windfloat.

O novo consórcio está empenhado em apoiar os ambiciosos planos de energia renovável do governo sul-coreano, que quer instalar 13 GW de energia eólica em alto mar até 2030 e ter pelo menos 30% de produção renovável até 2040.

A KFWind assinou um Memorando de Entendimento com a autarquia de Ulsan, em janeiro de 2019, para cooperar no desenvolvimento de projetos eólicos flutuantes e apoiar o desenvolvimento industrial da região de Ulsan como centro de produção para o mercado eólico offshore da Coreia do Sul e de outros países.

A região de Ulsan tem as condições necessárias para a comercialização de energia eólica flutuante, devido à combinação de estaleiros navais líderes no mercado, forte técnica marítima e instalações portuárias de qualidade na região.

O consórcio prevê que este projeto contribua com benefícios económicos e ambientais para a região e populações de Ulsan.

O parque eólico irá fazer uso da tecnologia inovadora WindFloat, que permite a instalação de plataformas flutuantes em águas profundas, até aqui inacessíveis, e onde podem ser aproveitados os melhores recursos eólicos da Coreia do Sul.

O consórcio está também empenhado em trabalhar com as associações de pesca e intervenientes locais, para garantir que os projetos são bem localizados e desenvolvidos de forma responsável.

Empresas de relevo no sector das energias renováveis

Do consórcio fazem parte líderes estabelecidos na produção de energia renovável e no desenvolvimento de projetos offshore, a que se junta o conhecimento do sector e mercado locais da WindPower Korea.

A EDP Renováveis, detida maioritariamente pela EDP, é um dos principais produtores de energia eólica do mundo, com operações em 14 países. Este parque eólico será incluído na joint-venture anunciada entre a EDP Renováveis e a francesa Engie, que tem como objetivo tornar-se um dos cinco maiores operadores de energia eólica offshore a nível global. Esta parceria EDPR/Engie tem atualmente 1,5 GW de capacidade em construção e 4,0 GW em desenvolvimento.

EDPR tem também um sólido compromisso com o consórcio Windplus, que está a desenvolver o projeto Windfloat, permitindo instalar as três maiores turbinas eólicas offshore numa plataforma flutuante até à data. Este projeto comprova a experiência única da EDP Renováveis na produção de energia offshore flutuante.

Sobre o negócio

A EDPR e a Akso Solutions adquiriram uma participação na KFWind à WindPower Korea, uma empreendedora de projetos que continua a ser acionista minoritária, e à Principle Power, líder global em tecnologia eólica flutuante, que irá sair da estrutura acionista para se concentrar no desenvolvimento da sua tecnologia central e da atividade de serviços no mercado coreano.

A KFWind foi assessorada pela Green Giraffe, uma empresa de consultoria especializada no sector das energias renováveis. As partes acordaram em não divulgar o valor das transações.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima