Parque Edpr BlueCanyon III

Com a conclusão deste projeto, o parque Blue Canyon II, localizado no estado de Oklahoma, eleva a capacidade instalada para 162 MW e aumenta a vida útil por mais 20 a 30 anos.

A EDP Renováveis, subsidiária do grupo EDP e quarto maior produtor mundial de energias renováveis, concluiu o primeiro projeto de reforço de potência de parques eólicos nos Estados Unidos. Com este passo, o parque Blue Canyon II, localizado no sudoeste de Oklahoma, passa de uma capacidade instalada de 151 MW para 162 MW e prolonga a vida útil por mais 20 a 30 anos.

A conclusão deste projeto representa um passo fundamental para estender a longevidade e melhorar a eficiência deste ativo, que continuará a servir os habitantes daquele estado norte-americano com energia acessível e benefícios económicos para as próximas gerações.

No contexto do projeto, desenvolvido pela EDP Renewables North America LLC, foi reforçada a potência de 73 das 84 turbinas de Blue Canyon II, elevando a capacidade de cada uma de 1,8 MW para 2 MW. Tendo em conta que a economia circular é uma prioridade para a EDPR, como expresso nas metas de ESG incluídas no Plano Estratégia 2021-25, neste projeto foi assegurada a reciclagem das pás dos aerogeradores.

Blue Canyon II representa a primeira fase de um complexo eólico que a EDPR detém naquela zona, num total de quatro parques com uma capacidade instalada conjunta de 423 MW. Desde que entrou em operação, em 2003, o complexo eólico Blue Canyon já produziu eletricidade suficiente para abastecer o equivalente a 94.000 casas de Oklahoma anualmente. Além disso, permitiu a criação de 64 empregos permanentes e de 582 empregos temporários durante a construção.

A EDPR North America é líder na indústria eólica em Oklahoma, operando 623 MW de projetos de energia eólica no estado, que abastecem o equivalente a mais de 139.000 casas por ano. Além do complexo eólico Blue Canyon, cujas quatro fases estão localizadas nos condados de Caddo, Comanche e Kiowa, a empresa também opera o Arbuckle Mountain, de 100 MW, nos condados de Murray e Carter, e o parque eólico Redbed Plains, de 99 MW, no condado de Grady.

No total, os projetos da EDPR North America em Oklahoma já implicaram um investimento total superior a 1,2 mil milhões de dólares neste estado.

Globalmente, a EDPR tem uma capacidade instalada de 13,6 GW, com a América do Norte a representar 52% do portfólio, o que significa que a empresa opera cerca de 7 GW nesta região.

Video – Blue Canyon II o início do Repowering

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui