parque-eolico-edp-renovaveis

A EDP Renováveis ganha três novas centrais eólicas em França depois de ganhar sete centrais eólicas nos Estados Unidos.

As três centrais vão produzir o equivalente ao consumo de eletricidade de 72 mil famílias.

As novas três centrais da EDP Renováveis, situadas em diferentes regiões francesas, foram inauguradas no último mês e nas próximas semanas a EDP Renováveis vai ainda inaugurar uma outra.

Uma das centrais foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 24 de junho, e terá uma produção equivalente ao consumo de 24 mil famílias. Esta central situa-se no município de Francourville, no departamento francês de Eure e Loir, distando 70 quilómetros de Paris.

As centrais de Montagne-Fayel e Molliens-Dreuil ficam no departamento de Somme, em Picardie distando 120 quilómetros da capital francesa. O projeto foi inaugurado uma semana antes, a 17 de junho.

As centrais de Bouchy-Saint-Genest e Escardes situam-se no departamento de Marne, na nova região de Alsácia-Champagne-Ardenas-Lorena e ficam a 90 quilómetros de Paris. Este parque foi o primeiro a ser inaugurado, no dia 27 de maio. Foi construído em parte pela população local, através de uma plataforma de crowdfunding.

Foi o primeiro parque da EDP Renováveis França a beneficiar desta forma de financiamento coletivo através da plataforma online Lendosphère.

O sistema de empréstimos bonificados permitiu angariar mais de 85 mil euros num total de 180 investidores. Esta operação de financiamento para a construção de uma parte do parque eólica foi de enorme sucesso e é tida como modelo para novos projetos.

Para os residentes na zona, o retorno bruto pode ir aos 10% por mil euros investidos. Este retorno pode levar a uma menor resistência por parte das populações locais às centrais eólicas.

A companhia liderada por João Manso Neto conta assim com um total de 382 MW em França e nas próximas semanas irá inaugurar uma outra central, em Dammarie, a 85 quilómetros de Paris. Esta central fica apenas a 10 quilómetros de Francourville, situando-se na mesma zona onde foi inaugurado o parque de 24 de junho.

A EDP Renováveis é o quinto operador de energia eólica em França e está a consolidar de forma bastante evidente a sua presença no país.

Estes parques eólicos são uma preciosa ajuda para a França conseguir atingir os seus objetivos em relação às energias renováveis. Recorde-se que a França pretende cumprir as metas europeias e para tal irá instalar um total de 23 mil MW de energia eólica terrestre até 2023.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui