Início > Notícias > Energias Renováveis > EDP inicia primeiro parque solar que se instala sozinho

EDP inicia primeiro parque solar que se instala sozinho

Tecnologia de construção de parques solares - Hyperflex

A EDP, líder mundial no setor das energias renováveis, deu início à construção do seu primeiro parque solar fotovoltaico com o auxílio da tecnologia de automação Hyperflex, desenvolvida pela Comau, em Peñaflor, Espanha. Esta solução inovadora permitirá automatizar parte do processo de instalação de 3 MW dos 122 MW totais, representando um avanço significativo na eficiência e sustentabilidade da construção de parques solares.

Construção de parque solar com tecnologia de automação Hyperflex

A automação do parque solar faz parte do projeto AutoPV, em que a EDP utiliza a solução robotizada Hyperflex para otimizar a instalação dos painéis solares. O sistema inclui uma fábrica móvel que pré-monta as estruturas fotovoltaicas e um rover, que posiciona essas estruturas no local final. Esta solução será transportada por camiões até ao parque solar, onde a montagem será concluída, garantindo eficiência e rapidez.

Segundo António Coutinho, Presidente Executivo da EDP Inovação, “A EDP está na vanguarda da automação no setor das energias renováveis, o que torna a construção dos parques solares mais rápida, segura e sustentável.” A automação é uma componente crucial na estratégia da empresa para acelerar a transição energética.

Vantagens da Automação

Com a introdução desta tecnologia, a EDP espera reduzir em 50% o tempo de montagem das estruturas de painéis solares. A automação irá também melhorar a segurança no local de trabalho, permitindo que os robôs realizem tarefas fisicamente exigentes, enquanto os trabalhadores se concentram em funções técnicas mais especializadas.

Além disso, o uso de tecnologia avançada facilita o processo de identificação de otimizações para futuros projetos, promovendo melhorias contínuas e assegurando uma transição mais eficiente para energias limpas.

Futuro da energia solar na EDP

O projeto-piloto em Peñaflor é o primeiro passo da EDP para a integração global de soluções automatizadas nos seus projetos solares, com o objetivo de criar uma vantagem competitiva e maximizar o uso de capital humano em atividades mais qualificadas.

Pietro Gorlier, Diretor Executivo da Comau, acrescenta que “A colaboração com a EDP destaca a importância da automação no setor das energias renováveis, aumentando a eficiência e reduzindo custos, tornando a energia solar mais acessível.

Metas Sustentáveis da EDP

Atualmente, 98% da energia produzida pela EDP provém de fontes renováveis, com mais de 4 GW de capacidade solar instalada. A empresa compromete-se a continuar a liderar a transição energética, com metas de eliminar a produção a carvão até 2025, ser 100% verde até 2030 e alcançar a neutralidade carbónica até 2040.

Galeria de imagens da tecnologia Hyperflex

Conclusão

O uso da automação pela EDP no parque solar de Peñaflor é um marco significativo no avanço tecnológico do setor das energias renováveis. Através de soluções como o Hyperflex, a empresa reforça o seu compromisso com a sustentabilidade, ao mesmo tempo que aumenta a eficiência e segurança na construção dos seus projetos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima