EcoSAT, a primeira aeronave não tripulada movida a energia solar

Aeronave Solar da Altran

A Energia solar ainda é uma opção viável de Energia Renovável, e parece que a Altran reconhece isso, e quando paramos para pensar o quão simples é essa tecnologia que utiliza-se de Células de Energia UV para gerar eletricidade, e torna tudo mais fácil porque se reduz muitos custos com eletricidade todo mês, e você não tem a necessidade de poluir tanto o planeta.

E pensando nisso que a EcoSat que pertence a Altran desenvolveu a primeira aeronave movida 100% a Energia Solar.

Qual o conceito da Aeronave Solar da Altran?

O HAPS (High Altitude Platform Pseudo Satellite) ou melhor “Plataforma de Alta Atitude”. É um híbrido entre plataforma aeroespacial e um satélite artificial.

A Altran pretende realizar uns testes com 2 protótipos muito em breve, a Universidade de Leão participa desde 2017 como consultora do Programa da EcoSat.

A ideia é que o primeiro protótipo vai testar o desempenho físico da aeronave (aerodinâmica, estabilidade e controle), que terá em torno de 30 metros de comprimento.

E um segundo protótipo será construído para realizar testes funcionais da aeronave, cujo protótipo será de 80 metros de comprimento. Este protótipo será para realização de um voo de 20 km de altitude e manterá essa altura durante 2 ou 3 meses de testes.

O que esperar da aeronave solar?

A ideia é que os testes dando certo, e a aeronave tendo sucesso em seus testes, o modelo vai ser usado para possíveis estudos ao redor da nossa atmosfera, que deve ser usado para outros meios no ramo.

Mas o fato de usar energia solar, já é um adendo incrível, pois além de ser uma energia limpa, com a tecnologia dando certo, pode vir a ser um padrão das aeronaves no futuro usarem formas de energia limpa e renovável como a energia solar.

A SpaceX pode vir a se apropriar disso futuramente, assim como a própria NASA já coloque os olhos em cima do projeto.

As grandes empresas e instituições estão correndo para criar formas de energia que não poluem mais o nosso planeta, e seria incrível que criassem soluções para fábricas e siderúrgicas também, até por que o processo de criação de uma aeronave dessa vai poluir um pouco, e por mais pouco que seja, é prejudicial ao planeta. Mas acredito que daqui há poucos anos, as grandes empresas e instituições estarão pensando em soluções para toda a indústria, sem dúvida.

Mas o que você acha da Aeronave da EcoSat? Compartilhe sua opinião.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima