Dubai com Paineis Solares Fotovoltaicos em todas as casas até 2030

energia-solar-dubai

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Rashid Al Maktoum: todas as casas no Dubai terão paineis solares fotovoltaicos até 2030.

Esta medida faz parte do plano “Estratégia de Energia Limpa para o Dubai” e tem como objetivo tornar a cidade referência em produção de energia limpa e renovável. O objetivo passa por ter 7% de toda a eletricidade proveniente de energia limpa até 2020, 25% até 2030 e 75% até 2050.

Os paineis solares fotovoltaicos na cidade de Dubai irão gerar aproximadamente 5 mil Megawatts a mais de energia limpa até 2030.

Cada telhado da cidade do Dubai deverá possuir pelo menos um painel solar fotovoltaico.

Será ainda construído na cidade um centro de estudos gratuito intitulado Dubai Green Zone que funcionará como um laboratório para pesquisar e desenvolver novas formas de produção de energia limpa.

O plano “Estratégia de Energia Limpa para o Dubai” tem um investimento avaliado em 100 bilhões (moeda local). Este investimento inclui uma verba para financiamento de investidores na área da energia limpa (cujos juros serão bastante baixos).

Poupar o meio ambiente e os recursos naturais, desenvolver o crescimento económico e tornar o Dubai a cidade com a menor pegada de carbono do mundo em 2050 são os objetivos primordiais e que estão por detrás deste mega plano ambiental e sustentável.

A cidade, famosa pela sua arquitetura, contará ainda com a maior central de energia solar concentrada do mundo. Até 2030 a central deve gerar 5 mil megawatts de energia.

A primeira parte do projeto instalado no parque Mohammed Bin Rashid Al Maktoum ficará concluída nos próximos cinco anos e irá gerar mil megawatts de energia. Até 2030 a capacidade será cinco vezes mais.

Esta central solar difere do sistema baseado em placas solares. Neste caso, a central de energia concentrada será um conjunto de milhares de espelhos (helióstatos) que serão controlados por computadores. Os espelhos concentram uma enorme quantidade de luz solar numa pequena área.

A irradiação da luz é transformada em eletricidade, através de uma turbina a vapor que é acionada. Os espelhos para além de concentrarem a luz solar têm ainda a capacidade de concentrar o calor aumentando em muito as condições de produção de energia.

Até à data a maior central de energia solar situa-se (ou situava-se, já que o anúncio da central solar no Dubai já correu mundo) na Califórnia, Estados Unidos da América. A central Ivanpah produz 392 megawatts.

Uma outra central solar grandiosa situar-se-á em Marrocos. A central solar Ouarzazate será inaugurada em 2020 e vai gerar 580 megawatts.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima