O que deve saber para instalar baterias nos painéis solares fotovoltaicos

Instalação Sistema Solar Fotovoltaico

Nos últimos anos, o mercado da energia solar fotovoltaica evoluiu muito, muito no modo como armazenar a energia para usar mais tarde.

Quem opta pela energia solar fotovoltaica deve pensar em acoplar uma bateria para acumular a energia que não é usada.

O que deve saber se pretende instalar uma bateria no seu sistema solar fotovoltaico

É difícil ter uma bateria extra no sistema de painéis solares fotovoltaicos?

Depende tudo do seu sistema de painéis solares. Há sistemas que permitem adicionar baterias para acumular a energia, outros não.

Se o sistema tiver sido planeado para juntar uma bateria para armazenamento de energia, significa que já tem um inversor, logo é fácil adicionar a bateria. Pois nesta situação é bastante simples de instalar a bateria, sem necessidade de recorrer a equipamento extra.

Agora, se o sistema não tiver sido planeado para adicionar baterias, a instalação das mesmas já será complicada. Neste cenário há duas opções: solução de acoplar corrente alternada ou substituir o inversor.

Soluções de corrente alternada

Se optar por acoplar a corrente alternada, a bateria é instalada com um inversor independente que está integrado no quadro elétrico da sua casa.

Se instalar a corrente alternada, pode manter o inversor existente no seu sistema solar fotovoltaico, poupando assim dinheiro. Também pode ser mais flexível quanto às dimensões da bateria.

Mas atenção que esta solução leva a perda de eficiência ao longo do tempo.

A maioria dos edifícios são alimentados por CA, mas o sistema de painel solar produz eletricidade em corrente contínua. Quando o inversor do sistema solar converte a energia de corrente continua em corrente alternada útil, há uma pequena quantidade de eletricidade que se perde no processo de conversão.

Esquema de ligação de baterias instaladas num sistema de painéis solares fotovoltaicos
Esquema de ligação de baterias instaladas num sistema de painéis solares fotovoltaicos

Se instalar um sistema de substituição de bateria acoplado de corrente alternada, há que ter em conta passos adicionais na conversão. Como resultado estes sistemas são menos eficientes do que os sistemas com apenas um inversor.

Há baterias, como a Tesla Powerwall 2, que vêm com um inversor incorporado que pode ser instalado junto com o inversor solar fotovoltaico existente. Mas também é considerado uma solução acoplada de corrente alternada.

Substituição do inversor

Esta é a alternativa à corrente alternada. Instalar um inversor que seja compatível com a bateria. Estes devem ser substituídos a cada 10 anos (aproximadamente), por isso, se tiver um sistema de painéis solares com menos de 5 anos, pode pensar em trocar o inversor existente por um “todo em um” (como o inversor Pika Energy Islanding).

O principal beneficio de usar corrente contínua é que garante uma maior eficiência, e assim perderá menos energia produzida pelos seus painéis solares durante o processo de conversão.

Técnico de instalação de Sistemas Solares Fotovoltaicos
Técnico de instalação de Sistemas Solares Fotovoltaicos

É certo que esta solução sairá mais cara. Substituir o inversor para juntar uma bateria pode levar a custos adicionais por mais cablagem e nova configuração.

Quais as baterias solares compatíveis com os seus painéis solares fotovoltaicos?

São poucas as exceções, mas a maioria das baterias solares para uso doméstico são compatíveis com vários sistemas de painéis solares existentes no mercado. A bateria por si escolhida, vai depender das suas necessidades para armazenar energia.

A maioria das baterias não permitem que desligue a sua casa da rede elétrica pública, por motivos de segurança. Simplesmente garantem espaço extra para armazenar eletricidade necessária para alimentar a sua casa durante dias em que esteja nublado, ou durante parte da noite.

Se realmente quiser ter energia sem estar ligado à rede elétrica pública, terá que ter uma grande capacidade de armazenamento de eletricidade, sendo uma solução demasiado dispendiosa atualmente.

Se o objetivo é apenas ter energia suficiente para quando há falhas de eletricidade, então uma bateria como a Sonnen Eco ou a Pika Energy Smart Harbor é suficiente.

Principais tipos de baterias compatíveis com sistemas solares fotovoltaicos
Principais tipos de baterias compatíveis com sistemas solares fotovoltaicos

Cada projeto de armazenamento de energia é diferente, assim se estiver interessado em adquirir uma bateria extra para o sistema de painéis solares fotovoltaicos existente, tenha a certeza de compartilhar os detalhes específicos do seu sistema, consumo de eletricidade e objetivos de armazenamento com o instalador, para assim ter a certeza de qual o melhor sistema a instalar para si.

Quanto custa instalar uma bateria extra aos painéis solares fotovoltaicos?

Este é um processo relativamente simples quanto ao processo de instalação. Pode pensar em instalar uma bateria extra como sendo um projeto elétrico, em vez de um projeto de telhado.

A instalação das baterias é por norma feito ao nível do chão, numa garagem, num espaço dedicado para o efeito, como entender. Logo vai ser preciso menos pessoas do que se fosse para instalar no telhado (além de que a logística é muito menor). Logo os custos de instalação são baixos.

Supondo que o sistema de painéis solares fotovoltaicos está em bom estado de funcionamento e não é preciso grandes alterações no mesmo, o custo de mão de obra para instalar a bateria extra será acessível (consoante o valor preço-hora)

Se também tiver que substituir o inversor, então demorará mais tempo e será mais caro.

Que contratar para instalar a bateria extra?

O armazenamento de energia gerada a partir do sol está em crescente popularidade, mas ainda não a níveis da energia solar. Logo nem todos os instaladores se sentem à vontade para instalar baterias.

Para contratar quem saiba instalar a bateria extra no seu sistema de painéis solares fotovoltaicos o ideal é pedir uma recomendação a quem instalou o sistema inicialmente. Ou então junto do fabricante/fornecedor da bateria que terá certamente contactos de instaladores.

Principais vantagens do uso de baterias juntamente com painéis solares

Alguns dos benefícios de ter um sistema de painéis solares fotovoltaicos com bateria são:

  • Armazenar energia para usar mais tarde;
  • Diminuir a fatura de eletricidade, especialmente nos horários em que é mais caro usar.

Mais sobre as vantagens e desvantagens dos painéis solares fotovoltaicos.

2 Comentários em “O que deve saber para instalar baterias nos painéis solares fotovoltaicos”

  1. Ótima matéria más a corrente contínua ainda é a melhor opção, visto que a grande maioria de aparelhos em nossa casa trabalha em corrente contínua de baixa voltagem geralmente 12v as lâmpadas fluorescentes são as mesmas que se usa em ônibus 24v só muda os reatores ou lâmpadas de led com pequenas alterações técnico em aparelhos domésticos e iluminação não há quase necessidade de usar inversor e ganhar mais eficiência e independência visto que com o sistema integrado a rede se tiver uma falha no sistema externo o seu também tem que desligar e ficar no escuro por segurança de todos visto que também não será garantido preços justos das concessionárias que visam lucros e tem mais os automóveis eletricos estão aí e o colapso de sistemas e bem visível no futuro ✌

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima