Início > Novas Tecnologias > Hidrogénio > Descobertas duas novas técnicas para produção de hidrogénio

Descobertas duas novas técnicas para produção de hidrogénio

Projeto de Hidrogénio Verde

Foram descobertas duas novas formas para obter hidrogénio, produção de hidrogénio a partir de fotossíntese e através de ondas sónicas.

Novas técnicas para produção de hidrogénio

Considerado uma das potenciais fontes de energia do futuro, o hidrogénio pode ser obtido de diversas formas.

Embora ainda seja cedo para ser considerada uma solução no imediato, o desenvolvimento do hidrogénio enquanto fonte de energia tem dado passos largos nos últimos anos.

Hoje em dia existem cada vez mais formas de obter este elemento, permitindo alargar a sua disponibilidade.

Fique a conhecer 2 novas técnicas descobertas para produzir hidrogénio.

Hidrogénio a partir de fotossíntese

Uma equipa de investigação conjunta das universidades da Flórida e da Carolina do Sul desenvolveram uma nova técnica de fotossíntese artificial que, em vez de gerar carboidratos, aproveita a energia do Sol para produzir hidrogénio.

Esta solução combina duas moléculas, um catalisador que move eletrões com a luz, neste caso o fotorredox e um composto orgânico florescente, o naftol.

Quando expostos à luz do sol, cada molécula absorve fotões e trabalham em conjunto para gerar hidrogénio, imitando o processo da fotossíntese natural.

Este sistema tem uma eficiência de apenas 5%, um valor que pode parecer pouco, mas é promissor para o futuro, sendo agora necessário encontrar formas de melhorar a eficiência e utilizar a técnica para produzir outros combustíveis.

Hidrogénio por ondas sónicas

Produção de Hidrogénio
Esquema do reator que extrai hidrogénio usando ondas sónicas

Outra das novas técnicas para a produção de hidrogénio chega da Universidade RMIT, na Austrália, onde a equipa de Yemima Ehrnst conseguiu melhorar em 14 vezes um dos métodos tradicionais de produção deste elemento.

Através da utilização de vibrações de alta frequência, geradas através de ondas sónicas, é possível quebrar as moléculas de água fazendo com que libertem uma quantidade consideravelmente superior de hidrogénio.

Para realizar a eletrólise, é necessário passar eletricidade pela água através de dois elétrodos que irão dividir as moléculas de água em dois gases, oxigénio e hidrogénio, que irão aparecer como bolhas ao lado de cada elétrodo.

Com as ondas sonoras, é eliminada a necessidade de usar eletrólitos corrosivos e elétrodos caros, como a platina ou o irídio, passando a poder ser utilizados materiais de elétrodo muito mais baratos, como é o caso da prata.

Com este método é possível obter hidrogénio a partir de qualquer origem, uma vez que apresenta um ganho líquido de energia de 27%.

Leitura Recomendada: Vantagens e desvantagens do hidrogénio

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima