Preços dos painéis solares fotovoltaicos caem a pique

Painéis Solares China

Preços dos painéis solares fotovoltaicos caiem a pique, o custo da energia solar fotovoltaica situa-se nos 0,24 dólares por watt!

No decorrer de 2018 assistiu-se a uma queda abrupta dos preços dos painéis solares. A conclusão foi retirada do relatório ITRPV, realizado anualmente pela organização alemã VDM.

Concluiu-se que houve uma queda dos preços de cerca de 30%, além de uma situação de mercado complicada para grande parte dos fabricantes de células e painéis fotovoltaicos.

A que se deve a queda dos preços da energia fotovoltaica?

Segundo o relatório, esta queda de preços deveu-se à imposição de limites nas ajudas por parte do governo chinês, a 31 de maio de 2018, para os novos sistemas fotovoltaicos.

Isso levou a uma redução no número de fábricas de painéis fotovoltaicos na china no decorrer da segunda metade de 2018, tendo terminado o ano com menos 14GW de potência instalados. Ou seja, em 2018 instalaram-se 40GW de potência e em 2017 54GW.

Devido a isso, uma redução dos preços de cerca de 30% para os painéis solares, tanto policristalinos de silício como monocristalinos. Passou-se assim de um preço de cerca de 0,354 dólares por watt para 0,244 dólares por watt.

O custo de comparticipação foi reduzido de 19% para 14% no último ano e a contribuição da célula aumentou cerca de 26%. Ainda assim a produção de módulos solares fotovoltaicos aumentou cerca de 46% de todos os custos totais de 2018!

Evolução Custos - Energia Solar Fotovoltaica
Evolução Custos – Energia Solar Fotovoltaica

Os preços para a indústria solar fotovoltaica

A inovação constante, e a implementação da tecnologia PERC e outras melhorias, bem como a melhoria de materiais usados, contribuíram para um maior rendimento médio dos painéis solares em 2018. Mais, a taxa de aprendizagem continuou a subir, com uma subida história de 23%!

Do seu interesseManual e guia técnico de energia solar fotovoltaica

Segundo o relatório ITRPV, a indústria fotovoltaica pode manter essa taxa de aprendizagem pode manter-se nos próximos anos. Basta combinar medidas de redução de custos com a implementação de melhores células de silício e de maior tamanho, superfícies frontais e traseiras melhoradas, design melhorado e a introdução de conceitos de células solares biface e tecnologias de painéis solares atualizadas.

As melhorias nestas áreas contribuiriam para módulos de 60 células PERC com uma potência nominal do módulo de 325W policristalinos de silício, 345W para monocristalinos tipo P e 350W para os de tipo N até 2029!

Espera-se ainda que 144 módulos PERC de células medianas alcancem a potência de cerca de 400W nos policristalinos, 420W para os de monocristalinos tipo P e 430W para os de tipo N.

Baixa de preços de aquisição dos sistemas fotovoltaicos

A combinação de menores custos de produção e maior rendimento das células solares e respetivos painéis solares ajudaram a reduzir os custos de aquisição do sistema fotovoltaico, assegurando a competitividade a longo prazo na geração de energia solar fotovoltaica.

2 Comentários em “Preços dos painéis solares fotovoltaicos caem a pique”

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima