Custo Energia Solar

A aposta nas energias renováveis tem sido grande, e como resultado, espera-se que em 2020, a indústria esteja de tal modo desenvolvida que os custos de produção de energia através da energia solar irá reduzir-se para metade!

Assim, quem esteja a pensar em instalar painéis solares em sua casa, esperem mais um pouco, pois espera-se que a energia solar fotovoltaica irá para metade do preço a partir do segundo semestre de 2020. A informação é avançada pela Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA).

Atualmente um dos grandes problemas que a energia solar enfrenta para captar mais interessados é o seu custo inicial. E segundo o mesmo estudo, em 2022 o custo de instalação deste tipo de instalações irá baixar para 27% dos valores atuais.

Entre 2010 e 2016, o relatório indicou que o custo deste tipo de instalações baixou para 69% dos valores praticados inicialmente.

Adnan Z. Amin, diretor da IRENA vai mais longe, dizendo que se está a assistir a uma grande mudança de paradigma em torno das energias renováveis, pois “Estas reduções de custos em todas as tecnologias não têm precedentes e representam a forma como a energia renovável está a revolucionar o sistema energético mundial”.

Custos Energia Solar 1995-2020
Custos ($/W) Energia Solar 1995-2020

No relatório há ainda destaque para esta tendência de baixa de preços para realizar um projeto de aproveitamento de energias renováveis. Não só foi reduzido o preço dos módulos, como também dos custos de mão-de-obra. Esta redução de preços na mão-de-obra, levou a que, por exemplo, a Índia nos últimos anos se tenha tornado numa das regiões com ofertas de energia renovável mais competitivas do mundo na hora de começar um projeto solar!

Energia Solar é o Futuro das Energias Renováveis!

A energia solar é assim o futuro das energias renováveis no âmbito da produção de eletricidade e para tal ela tem que ser mais rentável a curto prazo. Vários organismos já publicaram estudos em que destacam que a energia sobra não subvencionada começa a dominar o mercado, ultrapassando o mercado do carvão e do gás natural.

Mais, a contribuir para isso, está ainda o facto de os projetos de instalações solares serem ainda mais baixos do que os projetos eólicos. Este estudo demonstrou ainda que na soma de produção de energia de 60 países, produzir 1 MW com energia solar custa 10 000 dólares a menos que com energia eólica!

Há ainda um último estudo, denominado de Levelized Costs of Energy, indica que a cada ano que passa se reduz o custo das energias renováveis e aumentando o custo das energias convencionais. Há o caso do acordo em vigor no Chile em que produzir um MWh custava 29 dólares, quase metade do valor do que a energia produzida pelo carvão!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de