controlador-carga-solar

O controlador/regulador de carga é um dos principais componentes de um sistema solar fotovoltaico, sendo o responsável pela duração da vida útil dos bancos de baterias, que como todos sabemos são dos componentes mais dispendiosos nestes sistemas solares.

A função do regulador de carga, é a de proteger as baterias de serem sobrecarregadas, ou descarregadas profundamente, e assim garantir, que toda a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos, é armazenada com maior eficácia nas baterias.

Os controladores de carga possuem uma série de dispositivos que informam permanentemente sobre o estado de carga do sistema e alertam o utilizador para que este possa adaptar a instalação às suas necessidades particulares, aumentando assim o tempo de vida útil das baterias.

Os reguladores de carga, utilizam-se principalmente em sistemas isolados da rede, ou seja autónomos, compostos por módulos fotovoltaicos, ligados a um regulador, que por sua vez está ligado a baterias para alimentação.

Os reguladores de carga devem ser seleccionados tendo em atenção as características do sistema fotovoltaico utilizado e as características de tensão e corrente envolvidas no sistema solar fotovoltaico.

Dimensionamento do Controlador de Carga

O controlador de carga é definido pela tensão de trabalho do sistema e pela maior corrente exigida. A capacidade do controlador deve superar a corrente dos painéis ou as de consumo, naquele em que for maior o valor.

esquema-sistema-solar-fotovoltaico

Devem ser calculadas ambas as correntes (corrente dos painéis solares e a corrente a ser consumida) sendo seleccionada a corrente mais elevada.

O valor total de corrente é o consumo dividido pela tensão de trabalho do equipamento.

Verifique a corrente máxima exigida pelos equipamentos que serão ligados ao sistema solar.

Para os painéis solares, deve basear-se na corrente discriminada na tabela de características do produto.

A corrente do sistema será a soma das correntes máximas geradas pelo(s) paine(is) solar(es). Obtenha o total, levando em consideração a associação dos painéis conectados.

Defina o controlador pelo maior valor encontrado (painel ou consumo).

Exemplo

Para um consumo diário de 570 Watt/hora, sendo a produção de 600 Wh.

Divide-se este valor pela tensão do sistema, obtendo-se a corrente que será necessária para escolher o controlador.

Exemplo para um sistema a funcionar em 12 Vcc

600 W / 12 V = 50 Amperes

Caso a corrente total supere a capacidade de um controlador, divida sua instalação em duas ou mais linhas (barramentos) de energia, executando o mesmo principio de balanceamento de carga de uma instalação eléctrica convencional.

Se a instalação for em 12V será necessário a divisão da carga em dois controladores de 30A + 30A = 60A que será maior que os 50A.

Exemplo para um sistema a funcionar em 24 Vcc

600 W / 24 V = 25 Amperes

Neste caso, com a instalação em 24V não será necessário a divisão da carga, e só será utilizado um controlador com capacidade maior que 25A, ou seja por exemplo um de 30A.

NOTA IMPORTANTE

Não é recomendável instalar sistemas que trabalhem em alta corrente, excepto para aplicações específicas.

Esses sistemas não são recomendados devido a serem exponencialmente mais caros, e por requererem mais cuidado e segurança.

Balancear a carga, dividindo a potencia total em barramentos, dentro do mesmo critério do utilizado na eléctrica convencional, é uma forma recomendada, segura e racional de instalação.

Existem diversos modelos de controladores de carga para sistemas solares fotovoltaicos, dependendo do fabricante. Dimensione o seu sistema de acordo com as necessidades e tendo sempre atenção à segurança e qualidade dos equipamentos.

12 COMENTÁRIOS

  1. Depois de fazer o cálculo e verificado que a necessidade seria de duas controladoras. Posso encaminhar a corrente dessas duas controladoras para um mesmo banco de baterias, ou teria que ser bancos de baterias separados?

    • Nesse caso é melhor separar o sistema. Exemplo: Você tem dois grupos de paineis fotovoltáicos em 12V (A e B), cada grupo fornece 30 Ampéres, um grupo vai à um controlador de carga (A) e o outro vai ao controlador de carga (B)! Você pode dividir a saída (que vai p/baterias) de ambos controladores de carga em dois grupos de baterias, tudo em 12Vcc ou 24Vcc (aqui depende da tensão nominal da bateria). A saída dos controladores (que vai p/ cargas) vão respectivamente e separadamente para dois Inversores de tensão (A e B). Conclusão: na saída do Inversor “A” (já considerando seu rendimento) você ligará uma quantidade de carga instalada em Watts compatível com o Inversor. O mesmo fará com o Inversor “B”, ligando assim outra série de cargas instaladas em watts na sua saída, sempre respeitando os limites, e deixando sempre uma folga (ex.: um Inversor de 500W, você não usa os 500W totalmente, use uns 450W), isso melhora e muito a vida útil do inversor. Vale lembrar que estamos tratando de sistema Off Grid, então a autonomia do sistema ja é outra coisa a calcular também, caso use cargas a noite ou em dias nublados, chuva etc.

  2. Bom dia, estou querendo fazer uma maquete para meu curso usando as placas solares, mais não estou conseguindo definir o que realmente preciso para fazer o mesmo, eu utilizaria somente alguns leds… É somente para demonstração de como funcionária o sistema. Poderia me ajudar?

  3. Bom dia eu tenho 3 paineis de 250 watts 8.5A .
    A minha pergunta é simples precisa ser estalado dijuntor dim unipolar pra cada painel se for preciso eu poderia colocar de 6A

    • Com os 3 módulos ligados em paralelo, a corrente permanece em 8,5A. A instalação do disjuntor é necessária para se controlar o “liga-desliga” e deverá ter alguma folga: portanto, disjuntor de 10A.

      • Em paralelo, a tensão permanece constante e as correntes se somam. Portanto, a corrente será 3 x 8,5 = 25,5A. Um disjuntor CC de 30A é suficiente.

  4. PARA SE LIGAR QUATRO BATEIRAS DE CARRO PODE TAMBÉM, MAIS É MELHOR ÀS BATEIRAS ESTACIONÁRIAS QUE LIBERAM À ENERGIA DE ACORDO COM O CONTROLADOR.ELAS SÃO
    PRÓPRIAS PARA ESSES FINS,SOLAR ,SOM ETC.
    PARA SER LIGADAS A 4 BATEIAS E NESESSARIO SABER SE SEU INVERSOR É DE 12V OU F24V,
    DC.SE SOMAR TERÁ 4X12V=48V
    SER LIGAR EM PARALELO TERA 4X12V=?
    EX.LIGAR BAREIA 1 POSITIVO MAIS NEGATIVO DA BATERIA 2
    NEGATIVO DA BATERIA 1 MAIS NEGATIVO DA BATERIA 3
    POSITIVO DA BATERIA 3 MAIS NEGATIVO DA BATERIA 4
    POSITIVO DA BATERIA 4 MAIS POSITIVO DA BATERIA 2
    SAÍDA NEGATIVA FICA NO POLO NEGATIVO DA BATERIA 1
    SAÍDA POSITIVA FICA NO POLO POSITIVO DA BATERIA 2
    TOTAL 40A+40A=80AH.
    12V+12V+24V.
    ———————————————————————————–
    SE VOCÊ TEM 4X1000W+4.000W:24V=166.66,…A
    TEM QUE VER O TOTAL DE AMPERES QUE VOCÊ VAI PRECISAR AI EM SUA CASA.
    VOCÊ TEM 166AH
    PARA DETERMINAR O CONTROLADOR TEM QUE SABER O SEU GASTO EM AMPERAGEM.
    SOMA O SEU GASTO DE ENERGIA FOR 1.200W :24V=50AH
    ENTÃO VOCÊ PODE TER UM CONTROLADOR DE 60A.
    E QUE SEJA UM CONTROLADOR QUE POSSA LIGAR 4.000W OU MAIS.
    POQUE ESSE DE 30A DEVE SER PARA 740W A 1000W
    AGORA SE SEU INVERSOR FOR DE 12V DC TEM QUE SER OUTRA LIGAÇÃO DAS BATERIAS
    PARA PERMANECEREM AS LIGAÇOES COM 12VDC.

  5. amigo me ajude a esclarecer uma duvida por favor,
    tenho 4 painéis de 1000w, 1 controlador de 30a e 4 baterias de carro de 40a
    como deveria ligar.

  6. Este Projecto é bastante importante para mim, uma vez que vivo num País em que aplica se pouco este sistema. Mas com estudos podemos invuluir para que possa ser usado.

  7. estou a elaborar o meu trabalho de fim de curso, tema bombeamento fotovoltaico, me encontro neste momento a proceder o estudo da tecnologia, pois sou formado em electronica e telecomunicações, assim gostaria de ter o manual como suporte para realizar com exito o meu trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui