energias-renovaveis-eolica-solar

A função do controlador de carga para os painéis solares é monitorizar a tensão da bateria, e logo que alcança a carga completa, o controlador desliga a entrada de tensão proveniente das fontes de carga.

Isto não prejudica os painéis solares, mas desperdiça a potência eléctrica que estão gerando. A energia acaba por aquecer os transístor no controlador. Este tipo de controlador não é ideal para um gerador eólico, o shunt das entradas gera uma corrente enorme que pode inclusive danificar o controlador.

Desligar simplesmente a ligação, se o gerador eólica está a produzir uma grande quantidade de energia pode destruir o circuito.

A solução ideal é carregar as baterias até ao seu máximo, e logo que atingido, comutar essa energia para outros sectores, se este desvio for útil, melhor ainda, neste caso concreto o desvio é feito para lâmpadas que uma vez as baterias com carga ficam ligadas directamente à produção da turbina.

Controlador carga gerador eólico

*Tópico no fórum Nova Energia onde este circuito está a ser debatido. Ler Mais

O diagrama esquemático acima mostra o circuito simples do controlador da carga. A tensão de entrada da bateria é dividida ao meio por um par de resistências de 3.3K(utilize uma resistência de 3,3K em paralelo se o LM339 tiver um diferencial de 1,5V), assim que os pontos de desligar são ajustados aos níveis desejados.

Os pontos reais de desligar dependem das baterias em particulares, o ideal é começar em 14.5 volts para carga completa, e 11.8 volts para descarregada. Neste caso, as resistências ajustáveis devem ser ajustados para ler 7.25 volts em TP-A e 5.9 volts em TP-B.

Necessitará provavelmente de verificar a tensão da bateria com carga e sem carga para determinar os pontos exactos de tensão a ajustar. As saídas do controlador são trancadas, e dirigem um par dos FETs de potência IFR510, que servem como excitadores do relé.

Se usar um relé com comutação, a  segunda saída pode ser usada para comutar um ventilador pequeno  C.C. de 12 volts  que desloque o hidrogénio das bateria para impedir o perigo da explosão ao carregar as baterias. Os dois botões de pressão permitem comutar manualmente a saída quando a tensão da bateria estava “na zona nula” entre os pontos.

Momentaneamente pressionando uma das teclas, o estado da saída inverterá e pára. Uma resistência de 1K impede um curto inoperante, se alguém decidir pressionar ambas as teclas simultaneamente.

Circuito impresso controlador

A energia de entrada provém de diversas fontes, painéis solares e de geradores eólicos que produzem diferentes tensões, não podem ser ligados juntos… cada um tem de ter um díodo em série com a ligação positiva.

Quando a bateria está carregando, cada fonte é puxada para a tensão terminal da bateria, assim cada fonte contribui para a carga. Cada díodo permite a passagem da corrente que cada uma das fontes está a gerar. A ligação negativa de cada fonte é ligada à terra.

Diagram Controlador

Com o circuito em funcionamento, sempre que as baterias recebem carga o led vermelho acende, se a carga máxima for atingida, acende o led verde e o relé dispara desviando a corrente vinda dos geradores, nesta caso para as lâmpadas.

FONTE: ELECTRONICA-PT.COM

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

12
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

12 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
11 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Nicolas Souza

Com base na minha pergunta anterior. quem puder me responder por gentileza me responda no meu emai: nicolas_macaulay@pop.com.br

Nicolas Souza

Boa Tarde a todos. Queria saber se esse controlador de carga eólico-solar pode trabalhar no seguinte termo:
estou usando um inversor ligado as baterias, esse inversor estará alimentando minha carga.
ao mesmo tempo que eu estou utilizando esse inversor ligado as baterias, o gerador eólico poderá estar carregando elas???

Yolla

Olá pessoal, queria saber como funciona o sistema eólico mandando energia para a sociedade. gostaria que vocês me mandacem uma foto. muito obrigada. bejs

JULIO

estou começando a montar a placa do circuito, é bem complicado, se alguém quiser ajudar eu mando por e-mail até onde fiz, está no formato do EAGLE, mas já dá uma idéia de como vai ficar. JULIOSENA45@GMAIL.COM

francisco de assis gurgel

ola amigos do portal energia, tambem estou necessitando do desenho da placa de circuito impresso, agradeço e como pagamento  voz digo que a utilização (apos o gerador) de ponte retificadora no lugar de diodos simples é uma garantia de que mesmo queimando um dos diodos internos o circuito funcionará perfeitamente.