Como construir um controlador de carga de baterias

Controlador Carga Baterias - Energia Solar

A função do controlador de carga para os painéis solares é monitorizar a tensão da bateria, e logo que alcança a carga completa, o controlador desliga a entrada de tensão proveniente das fontes de carga.

Isto não prejudica os painéis solares, mas desperdiça a potência eléctrica que estão gerando. A energia acaba por aquecer os transístor no controlador. Este tipo de controlador não é ideal para um gerador eólico, o shunt das entradas gera uma corrente enorme que pode inclusive danificar o controlador.

Desligar simplesmente a ligação, se o gerador eólica está a produzir uma grande quantidade de energia pode destruir o circuito.

A solução ideal é carregar as baterias até ao seu máximo, e logo que atingido, comutar essa energia para outros sectores, se este desvio for útil, melhor ainda, neste caso concreto o desvio é feito para lâmpadas que uma vez as baterias com carga ficam ligadas directamente à produção da turbina.

Controlador carga gerador eólico
Controlador carga gerador eólico

*Tópico no fórum Nova Energia onde este circuito está a ser debatido. Ler Mais

O diagrama esquemático acima mostra o circuito simples do controlador da carga. A tensão de entrada da bateria é dividida ao meio por um par de resistências de 3.3K(utilize uma resistência de 3,3K em paralelo se o LM339 tiver um diferencial de 1,5V), assim que os pontos de desligar são ajustados aos níveis desejados.

Os pontos reais de desligar dependem das baterias em particulares, o ideal é começar em 14.5 volts para carga completa, e 11.8 volts para descarregada. Neste caso, as resistências ajustáveis devem ser ajustados para ler 7.25 volts em TP-A e 5.9 volts em TP-B.

Necessitará provavelmente de verificar a tensão da bateria com carga e sem carga para determinar os pontos exactos de tensão a ajustar. As saídas do controlador são trancadas, e dirigem um par dos FETs de potência IFR510, que servem como excitadores do relé.

Se usar um relé com comutação, a  segunda saída pode ser usada para comutar um ventilador pequeno  C.C. de 12 volts  que desloque o hidrogénio das bateria para impedir o perigo da explosão ao carregar as baterias. Os dois botões de pressão permitem comutar manualmente a saída quando a tensão da bateria estava “na zona nula” entre os pontos.

Momentaneamente pressionando uma das teclas, o estado da saída inverterá e pára. Uma resistência de 1K impede um curto inoperante, se alguém decidir pressionar ambas as teclas simultaneamente.

Circuito impresso controlador
Circuito impresso controlador

A energia de entrada provém de diversas fontes, painéis solares e de geradores eólicos que produzem diferentes tensões, não podem ser ligados juntos… cada um tem de ter um díodo em série com a ligação positiva.

Quando a bateria está carregando, cada fonte é puxada para a tensão terminal da bateria, assim cada fonte contribui para a carga. Cada díodo permite a passagem da corrente que cada uma das fontes está a gerar. A ligação negativa de cada fonte é ligada à terra.

Diagrama do controlador de carga de baterias
Diagrama do controlador de carga de baterias

Com o circuito em funcionamento, sempre que as baterias recebem carga o led vermelho acende, se a carga máxima for atingida, acende o led verde e o relé dispara desviando a corrente vinda dos geradores, nesta caso para as lâmpadas.

12 Comentários em “Como construir um controlador de carga de baterias”

  1. Boa Tarde a todos. Queria saber se esse controlador de carga eólico-solar pode trabalhar no seguinte termo:
    estou usando um inversor ligado as baterias, esse inversor estará alimentando minha carga.
    ao mesmo tempo que eu estou utilizando esse inversor ligado as baterias, o gerador eólico poderá estar carregando elas???

  2. Olá pessoal, queria saber como funciona o sistema eólico mandando energia para a sociedade. gostaria que vocês me mandacem uma foto. muito obrigada. bejs

  3. francisco de assis gurgel

    ola amigos do portal energia, tambem estou necessitando do desenho da placa de circuito impresso, agradeço e como pagamento  voz digo que a utilização (apos o gerador) de ponte retificadora no lugar de diodos simples é uma garantia de que mesmo queimando um dos diodos internos o circuito funcionará perfeitamente.

  4. Elias Rodrigues Pereira

    Boa tarde! 23-11-2011
    Fiz o curso de Energia Eolica em 2009 pela USP/SP Já montei varios aerogeradores. Interesso-me por esse controlador de carga Eólico-Solar. Tentei montá-lo só pelo diagrama e a posiçao dos componentes, mas se puderem me disponibilizar o desenho da placa de CI, ficaria muito grato! É só o que falta!

  5. Ailton Mattos dos Santos

    Prezados Srs. boa tarde ! , tenho interesse em montar este controlador de carga Eólico/solar, se puderem me enviar o diagrama e o esquema de montagem.
    Grato.
    Ailton Mattos.

  6. olá amigo estou querendo montar este controlador, estava precisando do desenho da placa se puder me ajudar ficarei grato. Obrigado

  7. Fabiano Lima Santos

    eu qeria reseber as montar uma Eólica-Solar, mais me falta os materiais se desse se vcs podencem mandacem os materiais se desse

  8. Esse esquema possibilita segurar quantos Watts de entrada?

    Todos os controladores de carga que achei só seguravam 130W, mas para sustentar e abastecer a bateria é necessário pelo menos 1kW/h.

  9. Boa tarde! 09-06-2009.

    Pretendo montar este controlador de carga Eólico-Solar. Se dispusessem da relação de materiais, gostaria de recebê-la.
    Desde já, agradeço.

    Roque Senna

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima