Começa a construção da maior fábrica do mundo de módulos solares híbridos

O fabricante Sunmaxx começou a construção da sua inovadora fábrica de módulos solares híbridos fotovoltaico-térmicos (PVT) na Alemanha.

A maior fábrica do mundo de módulos solares híbridos

Com sede em Dresde, Alemanha, a Sunmaxx é especialista no fabrico de módulos solares híbridos fotovoltaico-térmicos (PVT) e está a construir uma nova instalação fabril num terreno com 4.000 metros quadrados na zona de Ottendorf-Okrilla que se situa próximo de Dresde.

Segundo a empresa este novo espaço vai ser o maior centro de produção do mundo de módulos solares fotovoltaico-térmicos (PVT), com capacidade de fabrico até 50 MW de módulos, o que significará produzir mais de 120 mil painéis solares por ano.

Tecnologia inovadora fotovoltaico-térmico

Sunmaxx - Módulos solares fotovoltaico-térmicos (PVT)
Sunmaxx – Módulos solares fotovoltaico-térmicos (PVT)

A tecnologia híbrida fotovoltaico-térmico em palavras simples, consiste na combinação da produção de eletricidade através das células solares fotovoltaicas com a produção de água quente, esta combinação permite que a Sunmaxx consiga produzir módulos PVT de alta eficiência económica, conseguindo atingir uma incrivel eficiência total de aproximadamente 80%.

Esta poderosa combinação cria um sistema energético auto-suficiente adequado para o comércio e a indústria, desde a habitação residencial até aos modernos sistemas de aquecimento urbano que cobrem grandes áreas urbanas. Os módulos PVT da Sunmaxx permitem o acoplamento do sector para a utilização alargada de energia limpa.

Podemos considerar que o elevado valor de eficiência dos módulos híbridos tornam a tecnologia numa excelente solução para o aproveitamento da energia solar, nomeadamente para o setor residencial.

O módulo fotovoltaico-térmico PVT da Sunmaxx PX1 está certificado desde março de 2023 pelo prestigiante Instituto Alemão Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar (Fraunhofer ISE), sendo considerado como o módulo premium do fabricante. Clique aqui para obter o datasheet do módulo solar híbrido PX1.

O módulo PVT PX-1 possui uma dimensão de 1750 mm por 1140 mm e tem uma eficiência elétrica a rondar os 20%.

Como funcionam os paineis solares hibridos?

Expetativas da Sunmaxx

O Dr. Jiri Springer, CTO de Sunmaxx, afirma que:

“…a procura pelos nossos módulos solares híbridos está a aumentar rapidamente, por isso pretendemos incrementar a nossa capacidade de produção o mais rapidamente possível.”

A Sunmaxx pretende iniciar a sua primeira linha de produção ainda durante 2023, o local onde vai ser instalada a fábrica permite que se realize expansões, permitindo que a capacidade de produção de módulos solares PVT atinja algumas centenas de MW anuais num futuro não muito distante.

O principal objetivo da Sunmaxx é descarbonizar por completo o fornecimento de calor e eletricidade em edifícios, bairros ou zonas industriais.

A produção prevista ainda para o ano de 2023 irá permitir abastecer aproximadamente 5000 residências, sendo que a longo prazo a Sunmaxx pretende alcançar uma capacidade de produção total de aproximadamente 3 GW anuais.

Vídeo – Módulos solares fotovoltaico-térmicos (PVT)

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima