aerogerador-savonius-energia-eolica

Apresentamos para download os planos de construção de uma turbina eólica caseira de eixo vertical com princípio de funcionamento Rotor de Savonius baseado na famosa PICO TURBINE.

As torres das eólicas de eixo vertical são baixas; entre 0,1 e 0,5 vezes a altura do próprio rotor, o que permite a colocação de todo o dispositivo de conversão de energia (gerador, caixa de velocidades, etc) na base do aproveitamento, facilitando assim as operações de manutenção.

Além disso, neste tipo de aerogeradores, não é necessário o dispositivo de orientação da turbina face ao vento, tal como acontece nos aerogeradores de eixo horizontal.

Por outro lado, o vento junto ao solo é de mais fraca intensidade o que implica um menor rendimento deste tipo de aerogeradores e a torre fica sujeita a elevados esforços mecânicos.

O rotor de Savonius baseia-se no princípio do accionamento diferencial. Os esforços exercidos pelo vento em cada uma das faces do corpo oco, são de intensidades diferentes, resultando um binário responsável pelo movimento rotativo do conjunto.

Micro Aerogerador Savonius

Esboço do princípio de funcionamento de uma turbina eólica caseira do tipo SAVONIUS

Esboço Rotor de aerogerador vertical Savonius
Esboço Rotor de Aerogerador Eixo Vertical Savonius

ÍNDICE DO MANUAL DE CONSTRUÇÃO (17 páginas)

Introdução
Construir
Ferramentas
Materiais
Templates
Passos de Construção
A. Frame e Base
B. Construir as Bobines
C. Construir o Estator
D. O Rotor
E. A Turbina
F. Montagem Final
G. Testes!
Troubleshooting / Dúvidas
Conhecimentos

SCREENSHOTS

Aerogerador Savonuis

CLIQUE EM BAIXO PARA EFECTUAR O DOWNLOAD DOS PLANOS DE CONSTRUÇÃO

Download Ficheiro

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

3 COMENTÁRIOS

  1. José Carlos Pereira, substitua o alternador de carro por um ou mais magneto de moto, vão gerar mesmo em baixas rotações, e quando parado não gerarão e nem consome energia alguma.

  2. Prezados.
    Que dia bom, ontem, quando me deparei, li, imprimi, estudei, me faltou o sono à noite, só na expectativa de poder começar a juntar as peças para fazer meu aerogerador. Hoje a expectativa continuou, não consegui trabalhar até que li no Candeia Verde o depoimento de muitos aspirantes que as tentativas de utilização de alternador de automóvel foram inúteis. Que só funcionam com altas rotações e que consomem parte da energia de forma de às vezes até descarregam a bateria. Senti aqui a frustração de dezenas de pessoas que desejam aproveitar as dádivas do vento para gerar e armazenar energia elétrica para fins de luz e água. Tão certo de que nada daria errado, que a calha da bicicleta ligada ao alternador me livraria em parte das garras da empresa de energia, fiz um pedido de uma bomba dágua que funciona com 12v. Mas tudo bem. Gostaria de saber se aquele projeto do aerogerador caseiro já funcionou bem, se funciona e onde, se posso voltar ao prazer de juntar as peças listadas… Agradeço. Sei que são pessoas muito bem intencionadas, responsáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui