
E como usualmente as pessoas relacionadas com as energias renováveis, mais propriamente com a energia eólica se encontram deslocalizadas do seu próprio País, viajando por diversos Países e entrando em contacto com pessoas das mais variadas nacionalidades, decidi publicar um guia resumido com a informação mais importante sobre a GRIPE A, para melhor enfrentarem esta pandemia.
Influenza A subtipo H1N1 também conhecido como A(H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína hemaglutinina e a letra N à proteína neuraminidase.
Este subtipo deu origem, por mutação, a várias estirpes, incluindo a da gripe espanhola (actualmente extinta), estirpes moderadas de gripe humana, estirpes endémicas de gripe suína e várias estirpes encontradas em aves.
Variantes de H1N1 de baixa patogenicidade existem em estado selvagem, causando cerca de metade de todas as infecções por gripe em 2006.
.
Conteúdo
1 – CONSTIPADO OU COM GRIPE A ?
2 – PREPARAÇÃO E PREVENÇÃO EM CASO DE GRIPE GENERALIZADA (GRIPE A)
3 – COMO REDUZIR O RISCO DE CONTÁGIO DURANTE UMA PANDEMIA
4 – COMO LAVAR AS MÃOS ?
5 – CONTACTO COM UMA PESSOA DOENTE
6 – QUANDO SE ESTÁ DOENTE
7 – CUIDADOS A TER EM CASA, COM OS VIZINHOS E NAS COMPRAS
8 – CUIDADOS A TER NO LOCAL DE TRABALHO OU NA ESCOLA
9 – CONTACTOS INTERNACIONAIS PARA A GRIPE A
.
1 – CONSTIPADO OU COM GRIPE A ?
A gripe é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza. Esta doença é muito contagiosa e transmite-se facilmente de pessoa para pessoa:
-
- Por via aérea, quando o infectado fala, tosse ou espirra expele gotículas que contêm o vírus e podem ser inaladas por outras pessoas;
- Pelas mãos, tocando numa pessoa infectada ou em superfícies contaminadas com o vírus – que pode sobreviver vários dias num objecto – e, seguidamente, levando as mãos aos olhos, boca ou nariz.
-
Os sintomas da gripe A são semelhantes aos sintomas de uma constipação comum, embora se apresentem com maior gravidade. Algumas diferenças entre a gripe A e a constipação comum estão representadas no quadro que se segue:

.
2 – PREPARAÇÃO E PREVENÇÃO EM CASO DE GRIPE GENERALIZADA (GRIPE A)
Durante uma pandemia (transmissão generalizada da Gripe A), é provável que as autoridades imponham restrições de actividades, movimentações ou viagens para evitar a propagação da vírus da gripe.
É possível que se peça à população que permaneça em casa por um período de tempo prolongado, mesmo às pessoas que não estão doentes.
Nesta situação, poderão fechar temporariamente as escolas, os locais de trabalho e os sítios de concentração de pessoas.
Os transportes públicos (autocarros, metro, comboios e aviões) poderão ser limitados. Assim, o absentismo ao trabalho poderá ser elevado. Os serviços básicos como o policiamento, poderão ser afectados.
Nestes casos, cada indivíduo, cada família e as pessoas das suas relações necessitarão de entreajuda.
.
3 – COMO REDUZIR O RISCO DE CONTÁGIO DURANTE UMA PANDEMIA
-
- Estar convenientemente informado e respeitar as indicações dos técnicos de saúde relativamente a restrições de viagens, encerramento de lugares públicos (em particular as escolas) e outras medidas de saúde pública.
- Evitar aglomerações de pessoas, transportes públicos, elevadores, salas de espera, reuniões, bancos, supermercados, lugares públicos em geral, sempre que possível.
- Manter uma boa higiene pessoal, lavando frequentemente as mãos, de forma a reduzir a transmissão do vírus através das mãos para nós e outras pessoas. As mãos podem estar contaminadas e a pessoa pode não estar infectada, na medida em que a infecção pressupõe a introdução e o desenvolvimento do vírus no organismo. Assim, a lavagem das mãos é uma das mais importantes medidas de prevenção.
- Cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar, usando, sempre que possível um lenço de papel e lavando as mãos imediatamente a seguir. Tossir ou espirrar cobrindo o nariz e a boca com a parte superior do braço ou da manga (e não com as mãos), quando não tiver lenços de papel.
- Desfazer-se dos lenços de papel usados, colocando-os cuidadosamente num saco fechado e depois no lixo.
- Manter as mãos afastadas dos olhos, do nariz e da boca para evitar que os germens se introduzam no corpo.
- Manter limpas as áreas de trabalho e da vida quotidiana, nomeadamente as superfícies que estão mais frequentemente em contacto com as mãos (por exemplo, telefones, mesas de refeições, bancas de cozinha, maçanetas/puxadores de porta, torneiras, teclados, ratos de computador, telefones, etc.), usando toalhetes com álcool, ou produtos desinfectantes como água com lixívia.
- Evitar viagens que não sejam essenciais.
- O vírus permanece activo nas superfícies entre 2 a 8 horas.
- O vírus não se transmite através da água para consumo humano, de piscinas, de parques aquáticos nem através dos alimentos.
- O uso de máscaras na comunidade, não está recomendado, segundo a Organização Mundial de saúde.
- Se tiver sintomas de gripe, permanecer em casa e contactar o 808 24 24 24 (não vá ao hospital, aguarde as instruções da linha saúde, pois corre riscos acrescidos de contágio no hospital!). Descansar muito, beber líquidos em abundância e seguir rigorosamente os conselhos do seu médico e das autoridades de saúde.
- Certificar-se que as crianças da sua família seguem estes conselhos. Pois como são pequenas têm maior dificuldade em absorver novos comportamentos.
-
.
4 – COMO LAVAR AS MÃOS ?
As mãos devem ser lavadas:
-
- Assim que chegar a casa e ao trabalho.
- Antes, durante e depois de cozinhar.
- Depois de utilizar a casa-de-banho.
- Depois de se assoar, tossir ou espirrar.
- Frequentemente, quando em contacto com alguém doente.
- Depois de utilizar objectos que possam estar contaminados.
-
Como lavar as mãos:
- Molhar as mãos com água quente.
- Adicionar sabão na palma da mão.
- Esfregar as mãos até criar espuma.
- Esfregar bem de forma a cobrir a toda a mão e entre os dedos.
- Lavar os nós dos dedos, costas das mãos e os dedos (não esquecer de lavar o dedo polegar!).
- Esfregar bem entre o polegar e o indicador.
- Esfregar bem a cabeça dos dedos na palma da mão para limpas as unhas (não esquecer de lavar por baixo das unhas).
- Passar bem as mãos por água quente.
- Secar as mãos com um lenço de papel e depois utilizar o lenço para fechar a torneira e abrir/fechar portas (evitando assim o perigo de contaminar de novo as mãos). O lenço de papel usado deve ser colocado no lixo, num saco fechado.
Alternativamente poderá lavar as mãos com toalhetes à base de álcool.
.
5 – CONTACTO COM UMA PESSOA DOENTE
Caso esteja em contacto com um pessoa doente, deve ficar de quarentena, mesmo que não tenha sintomas da gripe, a fim de proteger a sua saúde e a saúde dos outros e evitar a disseminação da doença.
Neste caso, a quarentena representa ficar em casa durante 3 dias desde o contacto com a pessoa doente até à confirmação ou negação da doença. Durante este período, deve ter precauções em relação aos contactos com os familiares que habitam a sua casa e não deve receber visitas.
Cuidados a ter:
-
- Manter uma distância mínima de 1 metro das pessoas.
- Reforçar as medidas de higiene pessoal.
- Lavar todos os objectos pessoais.
-
.
6 – QUANDO SE ESTÁ DOENTE
-
- O doente oferece perigo de contágio desde as 24 horas anteriores ao aparecimento dos sintomas e até 5 dias depois de os sintomas desaparecerem.
- O doente deve ficar isolado num quarto com a porta fechada (se possível); o isolamento deve durar pelo menos 7 dias ou até os sintomas desaparecerem.
- O doente deve manter uma distância mínima de 1 metro dos familiares.
- O quarto do doente deve ser arejado com frequência.
- Todas as superfícies duras ou objectos em que o doente mexa devem ser muito bem lavadas com água e sabão ou água com 10% de lixívia.
- O doente não poderá receber visitas. O apoio médico da linha de saúde 808 24 24 24 da Direcção Geral de Saúde.
- O doente e todas as pessoas que habitam na mesma casa do doente devem lavar as mãos frequentemente.
- Os objectos de higiene pessoal do doente devem ser mantidos afastados do resto da família.
- A loiça e roupa do doente devem ser separadas e lavadas com água quente e detergente.
- Os membros da família do doente devem permanecer em casa, pelo menos até 3 dias, após o desaparecimento dos sintomas gripais do doente.
- Quem presta cuidados directos ao doente, como tratar da sua higiene pessoal ou alimentação, deverá ter cuidados extra de protecção, usando luvas, máscara facial e vestuário apropriado.
-
.
7 – CUIDADOS A TER EM CASA, COM OS VIZINHOS E NAS COMPRAS
-
- Ajudar os familiares, amigos e vizinhos que vivam sozinhos.
- Antecipar o que será necessário ter em casa durante a pandemia.
- Apesar de a maior parte dos animais domésticos não oferecerem risco de contrair ou transmitir o vírus, os gatos, porcos, cavalos e pássaros podem contrair influenza. Pelo que deverá ter cuidados extras, como lavar as mãos depois de ter estado em contacto com estes animais.
- Prever o encerramento de escolas e ATL’s, e, consequentemente, a ocupação das crianças em casa.
- Ter uma lista actualizada dos telefones de emergência em lugar de fácil acesso a todos os familiares.
- Prever a entrega das crianças aos cuidados de uma pessoa responsável, no caso de ausência dos pais ou dos encarregados de educação.
- Fazer compras fora das horas de ponta, utilizar sempre que possível os serviços de entrega em casa, para evitar aglomeração de pessoas.
- Identificar na zona de residência lojas que estejam abertas 24 horas por dia.
- Identificar farmácias e fornecedores que aceitem encomendas por telefone ou internet.
- Pague as suas contas através da internet evite os locais públicos.
-
.
8 – CUIDADOS A TER NO LOCAL DE TRABALHO OU NA ESCOLA
-
- Se se sentir doente no trabalho ou na escola avise o responsável, e seguir as suas instruções; ou regressar imediatamente a casa.
- Não utilizar transportes públicos, se possível, usar o carro pessoal ou ir a pé ou de bicicleta.
- Ir mais cedo ou mais tarde para o trabalho para evitar a hora de ponta.
- Evitar o contacto com outras pessoas, caso isto não seja possível, manter uma distância mínima de 1 metro.
- Evitar cumprimentos como apertos de mão, abraços ou beijos.
- Sempre que possível trabalhar em casa.
- Trabalhar em horários flexíveis para evitar frequentar locais fechados com outras pessoas.
- Sempre que possível, cancelar ou adiar viagens e reuniões. Utilizar vídeo ou teleconferência e correio electrónico.
- Levar o almoço de casa, comer no local de trabalho e evitar refeitórios.
- Utilizar as escadas de serviço, em vez dos elevadores, usando um lenço de papel ou luvas para tocar no corrimão, se necessário.
-
.
9 – CONTACTOS INTERNACIONAIS PARA A GRIPE A
Portugal Continental e Madeira: 808 24 24 24
Açores: 808 24 60 24
>> Alemanha: 0800 44 00 550
>> Argentina: 0 800 222 1002
>> Áustria: 050 555 555
>> Bélgica: 0800 99 777
>> Brasil: 0 800 611 997
>> Cabo Verde: 261 2167
>> Canadá: 1877 365 3623
>> Costa Rica: 2539 1506
>> Espanha: 901 400 100
>> EUA: 800 232 4636
>> Suíça: 31 322 2100
>> Turquia: 112
>> França: 0825 302 302
>> Holanda: 0800 13 51
>> Grécia: 210 52 12 00
>> Inglaterra: 0800 1513 513
>> Itália: 1500
>> Irlanda: 1800 94 11 00
>> Israel: 037 371 500
>> Luxemburgo: 247 85650 ou 247 85588
>> Malta: 213 32235
>> México: 01800 123 1010
>> República Checa: 22 49 72 166
>> Suíça: 31 322 2100
>> Turquia: 112
Nota: Não é possível ligar para o número Saúde 24 a partir do estrangeiro
Fontes:
-
- Ministério da Saúde / Direcção-Geral de Saúde
- Organização Mundial de Saúde
- Cruz Vermelha
-