Anti Painel Solar

Anti painel solar… gera eletricidade durante a noite

Como? Leu bem… investigadores desenvolveram painel solar noturno, apelidado de anti painel solar, que produz eletricidade durante a noite! Estes funcionam do modo oposto aos painéis solares diurnos!

Anti Painel Solar

Parece assim ter sido encontrada a solução para a grande lacuna dos painéis solares (a não produção de eletricidade durante a noite). É que agora temos de recorrer a baterias para armazenar a eletricidade para consumir durante o período noturno, pois não havendo sol, os painéis solares não produzem eletricidade.

Mas com esta nova descoberta isso vai deixar de ser necessário e vai-se conseguir produzir eletricidade mesmo durante a noite. Mas como?

Investigadores da Universidade da Califórnia explicam num artigo recentemente publicado que se quisermos uma painel solar que gere eletricidade durante a noite, então temos que criar um que funcione do modo oposto aos painéis solares durante o dia, algo como o “anti painel solar”.

Os painéis solares são frios, quando comparados com o sol, por isso absorvem a luz solar e transformam-na em energia. O espaço é muito frio, por isso se lhe apontarmos um painel solar da Terra que é comparativamente quente, ele vai irradiar calor na forma de luz infravermelha invisível.

Isto permite gerar eletricidade ao capturar essa energia. O artigo diz ainda que um dispositivo desses pode gerar um quarto da eletricidade durante a noite comparativamente com o painel solar durante o dia.

Outro responsável pelo estudo diz ainda que seja um painel solar ou este anti painel solar, eles são basicamente “motores de aquecimento”. A energia proveniente do sol é quente e o painel solar normal captura essa energia transmitida do sol para a Terra, ou seja, precisamos de duas temperaturas diferentes e uma forma de converter esse calor.

O que este dispositivo faz durante a noite é semelhante, existindo um quente e um frio, mas quanto ao quente, é a Terra e o espaço é o frio. E à medida que a Terra liberta o calor para o espaço, o anti painel solar captura essa energia (em forma de calor), convertendo-a em eletricidade.

O anti painel solar usa o que chamamos de células termorradioativas para gerar eletricidade, o oposto às células fotovoltaicas de um painel solar convencional. Um painel solar é feito de silício, bom para capturar a luz visível no espetro solar, este já tem que ser feito de um material que possa capturar luz com grande comprimento de onda (os investigadores estão a estudar o mercúrio como possível material para este objetivo).

De momento estão a ser desenvolvidos protótipos para avaliar a eficácia deste conceito de anti painel solar.

Saiba mais sobre o anti painel solar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui