O termo híbrido tem diversas interpretações no mundo das energias renováveis. Nos primórdios do uso das energias renováveis, considerava-se um sistema híbrido a produção de energia através da força das águas (barragens) associado à força do vento (eólicas).
Entretanto foram muitos os avanços neste campo, até se ter começado a aproveitar o calor do sol (energia solar), que além de fornecer energia (painéis fotovoltaicos) também permite aquecer águas (painéis solares).
Com os painéis fotovoltaicos foi também usado o termo híbrido, pois, atualmente, é possível armazenar a energia produzida em excesso em baterias, para ser consumido à noite, durante as horas em que não há sol para produção de energia.
Painéis solares híbridos: Energia e Água Quente em simultâneo.
Mas mais recentemente, o termo de painéis solares híbridos sofreu outro avanço. Conseguiram juntar duas tecnologias num mesmo painel, a do aquecimento de água e produção de energia. E tal só foi possível graças ao desenvolvimento de novas tecnologias ao serviço da energia fotovoltaica, que os tornou mais eficientes que os painéis fotovoltaicos convencionais.
Eficiência painéis solares híbridos
Por palavras simples, um painel solar híbrido junta a produção de eletricidade através das células solares fotovoltaicas com a produção de água quente, o que leva a um ligeiro aumento na eficiência do sistema, para 75% que podemos considerar como um valor excelente no aproveitamento da energia solar para a utilização residencial.
Isso porquê? Um painel fotovoltaico, quando mais quente fica, menos eficiente é. E visto que ele passa o dia todo ao sol, acaba por ser uma desvantagem. Assim e de modo a se poder compensar essa perda de eficiência as empresas do setor começaram a desenvolver novos projetos.
Eles sabiam que para melhorarem a eficiência dos painéis fotovoltaicos teriam que os arrefecer, e como tal resolveram acoplar um sistema de água. Assim, ao mesmo tempo que produzem energia, usam a água como um radiador, arrefecendo assim os painéis fotovoltaicos.
Vale a pena investir em painéis solares híbridos?
O sistema de painéis solares híbridos ainda está em franca expansão. Ainda não são muito comercializados, e os que se encontram no mercado, têm um custo elevado. Daí que ainda poucas empresas aconselhem este tipo de sistema, e poucos clientes optem por ele.
Mas sem dúvida que os benefícios que eles oferecem, irão valer a pena instalar nas nossas casa, e isto a curto prazo (3-4 anos, provavelmente e já estaremos a ouvir falar só deste tipo de tecnologia).
Olá, em minha opinião está havendo alguma interferência digamos alienígena. Pela simples lógica, pois ao utilizar painéis solares simples ou híbridos, haverá uma economia de outros sistemas geradores. Uma expansão de grande volume é que deveria ser discutida. É caminho sem volta o uso de energias limpas, não só por uma necessidade futura, mas pela própria evolução de tecnologias.
Entendo q a matéria é de ótimo conteúdo e entendimento. Assim como devemos optar por instalar o sistema Fotovoltaico enquanto se conclui os estudos da híbrida.