Os anemómetros medem a velocidade da componente horizontal do vento, que é essencial para o cálculo das previsões de energia.
Os anemómetros de copos são o tipo padrão de anemómetro. São robustos e resistentes aos ventos oblíquos causados por mastros e travessas.
Com este projecto aprenda a construir um anemómetro electrónico e a ler a velocidade através de um computador.
As voltas do anemómetro electrónico geram impulsos através do uso de um sensor com efeito Hall, os impulsos gerados aplicam-se a um determinado bit do porto de um computador.
Mediante uma função é possível contar os impulsos (voltas) geradas por segundo e, assim pode calcular-se a velocidade do vento em função da distância das varas do anemómetro usado.
O EFEITO SENSOR HALL
O efeito Hall foi descoberto em 1879 por E.H. Hall, que submeteu um condutor eléctrico a um campo magnético perpendicular a direcção da corrente eléctrica. Hall verificou que uma diferença de potencial eléctrico aparecia nas laterais deste condutor na presença do campo magnético.
Este efeito ocorre devido a cargas eléctricas tenderem a desviar-se de sua trajectória por causa da força de Lorentz. Desta forma cria-se um cúmulo de cargas nas superfícies laterais do condutor produzindo uma diferença de potencial.
Apesar do efeito Hall existir em qualquer material condutor, seu efeito é mais intenso em materiais semicondutores. Entretanto, os semicondutores apresentam variações de lote para lote, necessitando de um circuito electrónico auxiliar para ajustar o sinal do efeito Hall para um valor calibrado do campo magnético.
A grande vantagem do sensor Hall como elemento de medida do campo magnético é a capacidade de medir tanto campos contínuos (DC) como alternados em um único instrumento.
ESQUEMA ANEMÓMETRO ELECTRÓNICO
O circuito encontra-se alojado na caixa de suporte do mecanismo giratório.
A alimentação obtém-se com uma bateria de 9VDC e um regulador de 5VDC.
Os impulsos são lidos através do bit 7 (busy) do porto de estado utilizando INP($379) em QBasic ou com a livraria do INPUT32.DLL em Visual Basic 6.
Esta livraria contém as instruções:
INP (porto) e
OUT porto,bit
Para que funcione deve copiar o arquivo “inpout32.dll” para a pasta de destino “C:\windows\system32”