Como armazenar energia solar em moléculas durante 18 anos

Armazenar energia solar em moléculas

Cientistas suecos criam um fluído químico que é capaz de armazenar energia solar durante 18 anos

As baterias do futuro serão líquidas e 100% ecológicas, graças à sua capacidade de armazenar energia solar.

Nos últimos anos, houve grandes avanços no desenvolvimento de sistemas que aproveitam ao máximo a energia solar. Mas talvez não exista nada parecido com o que partilhamos hoje: um líquido capaz de armazenar a energia do sol durante quase duas décadas.

Xiaomi trabalha no sistema de carregamento solar para seus futuros dispositivos móveis

Os chineses da Xiaomi querem acabar com os problemas das baterias de celulares, criando um sistema de carregamento solar para os seus equipamentos.

Parece algo extraído de um trabalho de ficção científica. Mas cientistas da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, criaram esse líquido químico que funciona como um novo método de armazenamento de energia solar altamente eficiente. Esta nova técnica de exploração foi chamada pelo Sistema Solar Molecular.

E seria muito mais eficiente que os painéis solares atuais. Como o meio líquido garantiria a sua utilização máxima e poderia durar até 18 anos. A técnica representa que podemos armazenar energia solar em ligações químicas e libertar energia na forma de calor sempre que precisarmos.

A combinação de armazenamento de energia química com painéis solares de aquecimento de água permite uma conversão de mais de 80% da luz solar recebida.

Mas vimos uma oportunidade de desenvolver moléculas que tornam o processo muito mais eficiente. Ao mesmo tempo, estamos demonstrando a operação de um sistema robusto que pode suportar mais de 140 ciclos de armazenamento e libertação de energia com degradação insignificante.”

Estas são as palavras do professor Kasper Moth-Poulsen, líder de pesquisa. O trabalho neste projeto está em circulação desde 2017. Refinando o sistema significativamente nos últimos anos.

Armazenar energia solar em moléculas
Armazenar energia solar em moléculas

Uma história antiga

Em 2018, a equipa de pesquisa conseguiu demonstrar que a energia solar pode ser diretamente transformada em energia armazenada num meio líquido. Isso permitiria o transporte e a liberação sob demanda.

No momento da demonstração da operação do sistema, a sua eficiência na conversão de energia solar era de apenas 0,01%.

Agora, o sistema armazena 1,1% da luz solar recebida como energia química latente, uma melhoria brutal de um fator de 100.

Video sobre a teoria do armazenamento de energia solar do professor Kasper Moth-Poulsen

1 Comentário em “Como armazenar energia solar em moléculas durante 18 anos”

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima