A energia solar é um tipo de energia verde que continua a ser muito explorada a nível mundial. Não importa se é renovável ou abundante, mas a verdade é que armazenar a energia solar de forma eficiente a longo prazo, ainda é bastante dispendioso.
Talvez seja um grande impeditivo para a sua adoção em larga escala, mas um grupo de cientistas suecos acredita ter descoberto uma solução que permite armazenar a energia solar em estado líquido durante 18 anos.
O professor do Departamento de Química e Engenharia Química na Universidade de Chalmers (Suécia), Kasper Moth-Poulsen revelou que…
…“a energia neste isómero pode agora ser armazenada durante 18 anos. E quando extraímos a energia e a usamos, obtemos um aumento de calor que é maior do que nos atrevemos a esperar”.
Os cientistas suecos desenvolveram um fluído constituído por hidrogénio, carbono e nitrogénio que armazena a energia do Sol em forma de calor e, mais tarde, a mesma é libertada através de um catalisador à base de cobalto.
Combustível térmico solar, o que é?
Atribuíram-lhe o nome de “combustível térmico solar” e, segundo o engenheiro do MIT, Jeffrey Grossman “um combustível térmico solar é como uma bateria recarregável, mas, em vez de eletricidade, a luz solar aquece e é acionada sob demanda”.
Após reagir à presença de luz solar, o fluído reordena as suas ligações atómicas e transforma o líquido numa “jaula” que mantém a energia solar, mesmo que seja arrefecida ou fique à temperatura ambiente.
Com o catalisador, as moléculas voltam à sua forma original e a energia solar é libertada. A transformação permite a passagem da temperatura do líquido dos 20ºC para os 83ºC.
“Quando extraímos energia para usar, conseguimos um aumento de calor que é maior do que ousamos esperar”, afirma Kasper Moth-Poulsen.
Esta descoberta tem imenso potencial e promete revolucionar este tipo de energia renovável. Os cientistas acreditam que poderá vir a ser utilizada para aquecer a água doméstica, sendo um método alternativo viável aos sistemas que usam combustíveis fósseis que emitem gases CO2.
Embora seja uma tecnologia promissora, a mesma ainda não está pronta ao público. Kasper Moth-Poulsen acredita que deverá ser comercializada daqui a 10 anos.
Logo, logo, virá a tecnologia para estocar ventos que a presidenta Dilma pediu
Daniel, incrível é que isso já existe mesmo.
Se você quiser saber como, entre no face Flavio Berthoud e veja uma publicação sobre a tecnologia que permite o uso de ar comprimido para manter os Aerogeradores funcionando 24 h por dia.