Fibra Têxtil Energia Solar Fotovoltaica

As vantagens da energia solar são inúmeras, sendo que a principal se refere à energia solar como inesgotável e com potencial cada vez mais evidente para se tornar a energia do futuro, capaz de resolver todos os problemas energéticos da humanidade. Alguns dizem que é apenas uma questão de tempo até isso acontecer.

Infelizmente, nem tudo é tão fácil, e existem problemas e limitações para a geração da energia solar, que é o custo, já que essa tecnologia é ainda cara, o que com o passar do tempo vai deixar de ocorrer já que com a globalização os preços terão tendência a diminuir, um outro problema é o espaço.

Essa questão do espaço tem a ver com a necessidade de uma superfície ensolarada para a colocação dos painéis solares fotovoltaicos, e não é tão fácil encontrar mais e mais locais para isso. Para resolver ou minimizar esse problema, um cientista criou um tecido capaz de gerar e armazenar energia solar.

Tecido capaz de gerar e armazenar energia solar

Imagine ter uma roupa capaz de funcionar como um painel fotovoltaico e poder recarregar dispositivos eletrónicos, sem nenhuma outra fonte de energia? Seria incrível, e já é, pois o professor Jayan Thomas, da Universidade do Centro da Flórida (UCF), está tornando isso realidade.

Thomas junto com a sua equipa de investigadores no Centro Tecnológico de Nanociência da UCF desenvolveram uma fibra têxtil inovadora capaz de transformar a energia solar em eletricidade.

Fibra Têxtil Energia Solar Fotovoltaica
Testes realizados num Tear Antigo

Além disso, o sistema desenvolvido pela equipe da universidade, ao invés de colocar algum apetrecho colado à roupa, usa os próprios fibras para armazenar a energia, dispensando o uso de baterias, que tornariam a roupa esquisita, pesada e pouco prática.

Isso foi possível usando uma espécie de fibra feita a partir do cobre e que é muito fino e flexível, além de quase não ter peso. Esse tipo de tecido fino de cobre possui uma célula de captação de energia solar e do outro lado possui camadas de armazenamento de energia.

Os testes foram realizados num tear antigo de forma a realizar experiências reais, que comprovaram que os filamentos poderiam tranquilamente ser unidos do mesmo jeito que um qualquer outro tecido, sem destruir a estrutura de captação e armazenamento. Esse tipo de tecido tem uma infinidade de utilidades, como por exemplo em roupas para militares e pode ser mesmo aplicado em roupas normais relacionadas com moda.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de