Cientistas desenvolvem película que pode ser alternativa ao ar condicionado

Principalmente nos dias de Verão, o ar condicionado é uma mais valia. Contudo, é um aparelho que nem todas as pessoas podem usufruir dele, principalmente por motivos financeiros ou ambientais. Apesar destes aparelhos serem bastante úteis, emitem gases como o CO2 e HFC, muito prejudiciais para o aquecimento global.

Neste momento existe uma alternativa ao ar condicionado mais económica e mais amiga do ambiente. Trata-se de uma película capaz de refrigerar qualquer ambiente, sem necessidade de usar gás ou energia elétrica. Esta película foi desenvolvida por dois investigadores Ronggui Yang e Xiaobo Yin da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

Basicamente a película atua quando os raios solares incidem sobre a Terra, ou seja, durante o processo de filtragem.  Como a atmosfera permite que alguns comprimentos de onda vermelha fugam para a atmosfera, os dois investigadores da Universidade do Colorado, aproveitaram esse mesmo fenómeno para converterem o calor indesejado.

A película, construída através de polimetilpentano, consegue chegar aos 93 watts por metro quadrado, conseguindo uma maior capacidade durante a noite. Segundo os próprios investigadores da Universidade do Colorado, cerca de 20 metros quadrados de películas são suficientes para refrigerar/descer 17ºC numa casa comum. Estima-se que o custo por metro quadrado seja inferior a 50 cêntimos de euros.

SIGA-NOS NO FACEBOOK PARA RECEBER AS NOTÍCIAS E OFERTAS DE EMPREGO

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...