Hidrogénio

E se pudéssemos engarrafar energia solar que pudesse ser usada para alimentar as nossas casas e fábricas mesmo quando o sol não brilha?

Converter água em hidrogénio usando energia solar

Ao transformar fibras óticas em micro-reatores foto catalíticos, os cientistas da Universidade de Southampton conseguiram converter água em combustível de hidrogénio utilizando energia solar.

A tecnologia combinou bastões de fibra ótica micro estruturada (MOFCs) com foto catálise, que – com a luz – gera hidrogénio. Os MOFCs foram desenvolvidos como reatores micro fluídicos de alta pressão, cada um albergando vários capilares que passam por uma reação química ao longo do comprimento da cana.

Para esta inovação, os cientistas revestiram as fibras com óxido de titânio, decorado com nano partículas de paládio. Isto permitiu que os bastões revestidos atuassem como hospedeiros e catalisadores para a divisão indireta contínua da água, com metanol como reagente sacrificial.

O Dr. Matthew Potter, Bolsista de Pesquisa em Química e principal autor, afirmou:

“Ser capaz de combinar processos químicos ativados pela luz com as excelentes propriedades de propagação da luz das fibras óticas tem um enorme potencial. Neste trabalho, o nosso foto reator exclusivo mostra melhorias significativas na atividade em comparação com os sistemas existentes. Este é um exemplo ideal de engenharia química para a tecnologia verde do século XXI.”

O Dr. Pier Sazio, co-autor do estudo do Instituto Zepler, afirmou:

“As fibras óticas formam a camada física da notável rede global de telecomunicações de quatro bilhões de quilómetros de extensão, atualmente ramificando e expandindo a uma taxa superior a Mach 20, ou seja, mais de 14.000 pés por segundo. Para este projeto, reaproveitamos esta extraordinária capacidade de fabricação utilizando as instalações aqui no ORC, para fabricar micro-reatores altamente escaláveis feitos de vidro de sílica pura, com propriedades ideais de transparência ótica para foto catálise solar.”

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui