Churrasqueira solar permite assar alimentos sem carvão

Churrasqueira Solar - Wilson Solar Grill

A Wilson Solar Grill é uma churrasqueira solar, criada por um professor americano. Nasceu em 2013 e está em desenvolvimento.

Bem desenvolvida pode ser uma excelente opção para criar grelhados mais saudáveis. É que o carvão emite poluição, bem como é necessário derrubar árvores para o produzir. O professor David Wilson teve então a ideia de recorrer à energia solar para fazer um churrasco.

Surgiu assim a Wilson Solar Grill, churrasqueira que funciona com energia solar. Mas esta não é um simples recetor de luz solar, pois também permite armazenar energia e cozinhar mesmo sem estarmos na presença de luz solar. Está a ser vista como uma excelente alternativa ao uso do carvão.

David Wilson diz que a churrasqueira solar tem uma autonomia de 25 horas, podendo atingir temperaturas de cerca de 230ºC!

A Wilson Solar Grill está em desenvolvimento desde 2013, não havendo ainda previsão para o lançamento da mesma.

Como surgiu a Wilson Solar Grill?

Esta invenção foi inspirada após uma viagem à Nigéria, em que o Professor foi confrontado com vários problemas envolvendo o uso de fogo para cozinhar em zonas rurais. A churrasqueira pode atingir mais de 230ºC, e acumular energia para 25 horas de autonomia.

A tecnologia por detrás desta churrasqueira solar consiste numa lente compacta, que concentra a luz solar para uma bateria térmica constituída por sais fundidos, que permitem reter o calor.

Durante o dia, o calor é armazenado e quando o sol desaparece, a lente é substituída por uma cobertura que ajuda a que os sais continuem a libertar calor durante 6 horas. Para cozinhar basta abrir a cobertura e colocar a comida na grelha.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima