Chineses apresentam a maior turbina eólica do mundo H260-18MW

Turbina Eólica Offshore - H260-18MW

No passado mês de dezembro, a empresa GE Renewable Energy anunciou que a sua primeira turbina eólica capaz de operar a mais de 12 megawatt (MW), chamada Haliade-X, tinha acabado de receber a certificação para operar até 14,7 MW.

A entidade certificadora foi a DNV, a maior a nível mundial no que diz respeito a este tipo de autenticações. Ora, apesar deste acontecimento ter transformado a Haliade-X na turbina eólica mais poderosa do mundo, sabe-se agora que o seu reinado no topo poderá ser curto

A maior turbina eólica do mundo – CSSC Haizhuang H260-18MW

Tal afirmação deve-se ao facto do fabricante CSSC Haizhuang, subsidiário do conglomerado chinês de construção naval China State Shipbuilding Corporation, ter revelado um cubo de rotor e uma fixação para um monstruoso protótipo de turbina eólica de 18 MW.

Denominada de H260-18MW, esta turbina eólica gigante terá um rotor com 260 metros de diâmetro.

Como termo de comparação, o diâmetro deste rotor será maior que a altura da Haliade-X, cujo rotor mede “apenas” 220 metros de diâmetro.

Esta turbina eólica gigante de 18 MW terá pás com 128 metros de comprimento, capazes de uma área de varrimento de 53000 metros quadrados. Estas pás terão um controlo de pitch independente, de forma a reduzir a carga nas mesmas sempre que assim se justificar.

Turbina Eólica Offshore - H260-18MW
Evolução do diâmetro de varrimento do rotor desde 171 até 260 metros (Turbina Eólica de 5 MW a 18 MW) – CSSC Haizhuang

A CSSC Haizhuang refere que a H260-18MW será capaz de gerar 44.8 kWh de eletricidade por ciclo, quando a operar na potência máxima, da mesma forma, uma única turbina eólica deste tipo poderá produzir mais de 74 milhões de kWh de energia limpa por ano, o suficiente para garantir o suprimento anual de consumo energético de 40000 casas.

Turbina Eólica Offshore - H260-18MW

O construtor menciona ainda que 80% dos componentes necessários para o fabrico desta turbina serão produzidos internamente, de forma a evitar problemas desnecessários com cadeias de abastecimento, que infelizmente têm sido bastante frequentes nos últimos tempos.

O vídeo apresentado em baixo ilustra um pouco como foi construído este monstro H260-18MW, mas devemos ressaltar que o vídeo foi partilhado por um entusiasta da energia eólica e não pela própria empresa.

Não conseguimos encontrar um vídeo oficial da China State Shipbuilding Corporation, o que não é surpreendente, visto que as empresas chinesas costumam ser bastante irregulares com comunicados de imprensa em inglês.

No entanto e definitivamente vale a pena ver o vídeo apenas para apreciar a escala absoluta das coisas.

Vídeo – A maior turbina eólica offshore H260-18MW

https://www.youtube.com/watch?v=6670vZB6tis

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima