A empresa chinesa China Youon Technology lançou uma bicicleta dobrável movida a hidrogénio que irá atingir uma velocidade máxima de 24 km/h e permitirá uma mobilidade mais ecológica.
Empresa chinesa lança bicicleta movida a hidrogénio
O hidrogénio é hoje uma energia em expansão. Embora a sua adoção ainda não seja muito generalizada, existem cada vez mais veículos movidos a este combustível.
Se na parte automóvel já existem cada vez mais opções, como o Toyota Hilux ou o BMW iX5, esta solução começa também a ser aplicada a outros tipos de meios de transporte, como é o caso das bicicletas.
Esse é o caso da empresa chinesa China Youon Technology que lançou uma bicicleta dobrável movida a hidrogénio.
Com um visual idêntico a uma bicicleta convencional, integra um dispositivo de armazenamento de hidrogénio de baixa pressão que permite armazenar este combustível e utilizá-lo para ajudar a mover a bicicleta.
A energia é fornecida quando o ciclista pedala e é gerado quando a membrana de troca de protões recebe hidrogénio armazenado, permitindo à célula gerar energia e ajudar no movimento da bicicleta.
Esta energia adicional é fornecida até a bicicleta atingir os 24 km/h, momento em que deixa de existir apoio do hidrogénio.
Quando comparado a uma bicicleta elétrica, este novo modelo permite ampliar a vida útil da bicicleta, além de ser mais rápido de abastecer. Adicionalmente, torna a mobilidade também mais ecológica uma vez que o único subproduto gerado é água.
A China Youon Technology pretende começar a lançar as primeiras bicicletas já este mês, estando previsto atingir uma produção de 200 mil unidades por ano já em 2025.
Leitura recomendada: Notícias sobre hidrogénio