Estradas Solares

A aplicação da energia solar em vários mercados está a expandir-se cada vez mais. Depois de se ter ouvido falar das primeiras estradas solares, eis que há mais um país a inovar e a investir neste tipo de construção.

A China é o próximo país que vai investir na construção de estradas solares.

Não é uma ideia nova, antes pelo contrário, desde que se começou a falar em energias renováveis, que vários cientistas, engenheiros e investigadores têm procurado formas de aplicar as energias renováveis, nomeadamente a energia solar, nas estradas!

China quer construir estradas solares!

O intuito passa por levar a energia solar para um novo nível, bem como as estradas solares. Nos últimos anos a China evoluiu e tornou-se líder mundial nas energias renováveis e não é estranho que pretenda fazer o mesmo nas estradas movidas a energia solar!

Há outros países que já o fazem, como a França e Holanda; mas apenas estão na exploração dessa possibilidade. Enquanto a China, acredita-se que irá fazer dessas estradas solares uma realidade em breve!

É que o país tem recursos e infraestruturas necessárias para tal aposta, assim as estradas como fonte de energia pode ser uma realidade bem próxima!

A primeira estrada solar na China…

Tanto que já se encontram em testes. A primeira estrada solar chinesa foi instalada em Jinan, tem cerca de 1 quilómetro de comprimento, consistindo em 3 camadas distintas.

  1. Camada superior de cimento claro
  2. Camada intermédia com células solares
  3. Camada inferior com isolamento para reduzir o impacto

Apesar de já instalada, há ainda muitos desafios a ultrapassar até que estas estradas solares sejam uma realidade. Sendo que o principal desafio consiste em descobrir como proteger as células solares dos veículos que circulam na estrada.

Isso é vital para garantir que estas conseguem produzir o máximo de energia elétrica com toda a sua eficiência.

Depois há um outro desafio que é o de construir uma central solar única, bem longa e estreita…

Custo de construção da estrada solar de Jinan

Esta estrada solar, que é somente um protótipo, teve o custo de construção estimado em 400€ por cada metro quadrado. O que é um valor elevado… assim irá levar algum tempo até que passemos a ver este tipo de estrada pelos vários países mundiais!

China inicia construção estradas solares
China inicia construção de estradas solares

Já na França, a primeira estrada solar, teve um custo de 4,5 milhões de euros, com cerca de 2800 metros quadrados. A estrada instalada na Holanda com cerca de 70 metros quadrados custou 3 milhões de euros!

Está assim visto que o custo de produção é uma grande desvantagem…

Acredita-se que os preços venham a descer, consoante os avanços da tecnologia. Mas ainda assim há muitos que acreditam que estas estradas solares são tecnologia insustentável!

Posicionamento dos painéis solares nas estradas solares

Garantir a máxima eficiência de um painel solar é essencial para termos um bom aproveitamento e o máximo de energia elétrica produzida pelos painéis. Logo o posicionamento dos mesmos é outro problema para as estradas solares.

É que se os colocarmos a direito nas estradas, sem inclinação, ficamos com défice de eficiência.

Depois há que considerar que os painéis solares estarão sempre sujos, devido à passagem dos veículos por cima dos mesmos. Com a acumulação de sujidade, detritos e neve…

A manutenção teria um custo astronómico…

Só o futuro dirá se estas estradas solares serão uma aposta. Pois irá depender da tecnologia adequada ao custo certo. Pois poderiam ser uma excelente fonte de energia para os países, mas atualmente apenas vejo desvantagens nas mesmas…

Só se o custo de instalação baixar significativamente e as tecnologias se tornarem mais eficientes com sujidades e ângulos não adequados, é que iremos ver as estradas solares tornarem-se realidade. É assim ainda um sonho distante…

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de