Chernobyl Energia Solar

Mesmo sendo muito perigosa, a energia nuclear é uma das mais poderosas e proveitosas na produção de energia, mas alguns desastres ao longo da história recente e a dificuldade em encontrar locais adequados para despejar os resíduos altamente tóxicos dessa energia, fizeram com que a maioria dos países reduzisse a produção de energia nuclear para focar, ou nas energias mais tradicionais, ou nas renováveis como a eólica e a solar.

Um dos maiores desastres nucleares já presenciados pela humanidade é o de Chernobyl ocorrido 30 anos atrás na antiga União Soviética, causando 31 mortes instantâneas, e mais de 100 mil mortes como consequência, número que continua contando já que as consequências da contaminação nuclear e de câncer vão aumentando ao longo do tempo.

Mas já que até hoje a área da usina é inapta para a vida humana, porque não utilizar para algo útil? Pois nada é mais útil do que usar a região para algo parecido com a sua função inicial, gerar energia.

Foi construída uma usina de produção de energia solar na região de Chernobyl, para que essa região se torne útil, pelo menos na produção de energia.

Central de energia solar em Chernobyl

Bem próximo ao bloqueio construído para tentar deter os resíduos nucleares em Chernobyl, a Ucrânia inaugurou uma usina solar. A construção foi possível mesmo esta sendo uma área absolutamente perigosa, onde para que se possa transitar, é necessário ser acompanhado de um guia munido com medidor de radiação.

São nada mais nada menos do que 3800 painéis de captação e conversão de energia solar, capazes de fornecer energia a duas mil moradias.

Chernobyl Energia Solar

A usina nem é tão grande, mas ao mesmo tempo em que é uma boa ideia aproveitar que a área é inabitável para utilizar o terreno para construir usinas solares, é um grande desafio construir algo em uma área tão perigosa para o ser humano.

Apesar de o desastre ter ocorrido em 1986, até 2000 a usina ainda produzia energia, mas foi então fechada, e desde então não produzia mais nada além de dor e péssimas lembranças.

Saiba mais sobre os acidentes históricos com a Energia Nuclear desde Chernobyl até Fukushima.

O simbolismo disso é incomensurável. Isso é ainda mais incrível quando pensamos que fazem apenas dois anos que um enorme arco que pesa 36 mil toneladas foi posto sobre a usina para que se pudesse desmontar os restos do reator de forma segura.

O projeto faz parte de um grande programa de investimentos em energia solar empreendido pela Ucrânia nos últimos anos, pois nesse ano, foram instalados 500 megawatts de capacidade de energia renovável como um todo, com foco na solar.

Isso tudo graças a subsídios que a Ucrânia oferece para as energias renováveis. Mas infelizmente esses subsídios irão acabar ano que vem, e é por isso que o governo tem investido intensamente para aproveitar essas vantagens enquanto ainda pode.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de