Energia Eólica Offshore - Ampyx Power AP4

A Holanda está a enfrentar um momento crítico, tentando cumprir as metas de redução de emissão de gases. Depois de vários anos com baixo investimento em fontes de energia renováveis, o Dutch Aerospace Center e a startup Ampyx Power juntaram os melhores cientistas e apresentaram um projeto para um novo tipo de central eólica offshore que usará drones para produzir eletricidade chamada AP4.

Qual a tecnologia que envolve o projeto AP4?

Numa primeira fase, a ideia é desenvolver um drone com um sistema de controlo automático que tenha a capacidade de voar, mesmo com uma forte rajada de vento. Aliás, esse drone aproveitará o vento para ganhar altitude. Para diminuir a altitude, o drone terá a ajuda de um cabo girando o tambor que será impulsionado por um gerador de eletricidade.

Para que a central eólica offshore funcione efetivamente, o drone terá de alcançar uma altura de 450 metros nas áreas costeiras, onde a velocidade do vento normalmente atinge maiores velocidades.

Segundo a Global Energy World, este novo tipo de central eólica pretende tornar-se um substituto económico para parque eólicos obsoletos. Desta forma, um novo parque eólico pode ser instalado em plataformas já existentes e isso diminuirá significativamente o custo do AP4.

Atualmente, a Holanda oferece um programa governamental que assegura o contínuo desenvolvimento e implementação de métodos sustentáveis que ajudam a produzir eletricidade.

O AP4 já recebeu alguns recursos da TKI Wind op Zee, uma organização governamental holandesa que se dedica ao financiamento de projeto para novas centrais de produção de energia eólica e que tem o objetivo de diminuir o custo de construção de parques eólicos em cerca de 40% até 2020.

O poder do parque eólico deste projeto será de 2 megawatts.

Vídeo do sistema AP4 para produção de energia eólica através de drones

A determinação holandesa em produzir energia renovável levou a empresa Ørsted a efetuar o lançamento do maior parque eólico flutuante do Mundo no mês de Setembro. Esse parque eólico é constituído por 87 turbinas eólicas, estando localizado a 19 quilómetros da costa britânica no mar da Irlanda.

Com uma capacidade de 659 megawatts, este parque eólico consegue produzir eletricidade suficiente para cerca de 600 mil lares britânicos.

O vento é um recurso abundante na Holanda e o país está repleto de hélices para produzir energia eólica, sendo conhecido pelos moinhos de vento. O governo holandês está a esforçar-se em obter energia verde e também propôs diminuir a utilização de gás nas cozinhas até 2050.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de