Células Solares Fotovoltaicas Transparentes

Investigadores descobriram que células solares transparentes são capazes de gerar energia de modo 1000 vezes mais eficiente.

Células solares transparentes produzem energia 1000 vezes mais eficiente

Esta importante descoberta pode vir assim colocar termo à má reputação dos painéis solares por estragarem a aparência das residências e empresa.

Estas células solares transparentes têm vindo a atrair mais interessados, pois podem vir a suprimir as limitações dos painéis solares não transparentes. Estas células solares transparentes podem assim vir a ser incorporadas noutras áreas dos edifícios, como janelas, abrigos, painéis de vidro, dispositivos móveis, ou mesmo na pele humana.

Um grupo de investigadores produziu uma célula solar altamente transparente numa folha atómica 2D.

Esta célula solar tem uma média de transparência de 79%, significa que, em teoria, pode ser colocada em qualquer lugar.

Há muito que os investigadores procuram desenvolver este tipo de células solares transparentes, mas os materiais adequados não existem.

Produção das células solares transparentes

Células Solares Fotovoltaicas Transparentes
Células Solares Fotovoltaicas Transparentes

Para fazer as células solares transparentes, a equipa de investigador teve que controlar as barreiras de contacto entre o óxido de índio e estanho (ITO), que é um dos óxidos condutores mais usados, bem como uma monocamada de dissulfeto de tungsténio.

Revestiram vários metais finos no ITO e inseriram uma camada fina de óxido de tungsténio entre as camadas de ITO e o dissulfeto de tungsténio.

Toshiaki Kato, professor na Universidade de Tohoku, e autor do artigo, refere que “A maneira como formaram a célula solar fotovoltaica, resultou numa eficiência de conversão de energia superior a 1000 vezes a de um dispositivo usando um elétrodo ITO normal”.

As células solares transparentes vêm ultrapassar diversas limitações das células solares não transparentes tradicionais, o que irá torná-las num alto apetecível, ou seja, muitas empresas terão interesse nestas.

O grupo de investigadores não vai parar por aqui. Também pretendem explorar a forma como a sua célula solar pode ser desenvolvida para ser aplicada num painel solar.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui