Células solares de perovskita

Empresa japonesa adquire direitos de produção de células solares de perovskita 23.26% mais eficiente desenvolvida pela HZB e Universidade de Kaunas.

O grupo de investigação que desenvolveu a célula solar disse que os dois materiais usados na sua produção, o 2PACz e o MeO 2PACz, estarão em breve em comercialização.

O material consiste em monocamadas de 1-2nm automontadas colocadas na superfície da perokvskita através de imersão numa solução diluída.

Células solares de perovskita

A equipa de investigadores da Universidade de Tecnologia Kaunas da Lituânia, revelaram alguns detalhes sobre a célula solar com eficiência de 23.26% de perovskita à base de seleneto de gálio e índio e cobre (CIGS), desenvolvida em parceria com o HZB (Helmholtz Zentrum Berlin).

Os investigadores disseram que o material usado na construção da célula é feito a partir de moléculas de carbazol com grupos de ancoragem de ácido fosfónico, consistindo em monocamadas de 1-2nm automontadas colocadas na superfície da perokvskita através de imersão numa solução diluída.

Segundo os investigadores “As monocamadas desenvolvidas podem ser consideradas de material ideal de condução, pois são baratas, formadas por uma técnica escalonável, e que se combinam idealmente com os materiais de perovskita”.

O centro de pesquisa de materiais energéticos da HZB conseguiu obter uma eficiência de 21.6% para a mesma tecnologia de células de perovskita CIGS de camada fina, com uma área de superfície ligeiramente inferior aos resultados de fevereiro de 2017.

Os investigadores disseram que as autorizações para produzir o material foram adquiridas por uma empresa japonesa, anónima, e contam que os dois materiais, denominados 2PACz e o MeO 2PACz, sejam comercializados em breve.

O maior produtor mundial de painéis CIGS é a empresa japonesa Solar Frontier, que tem uma refinaria de petróleo em Idemitsu Kosan.

Em janeiro de 2019 a Solar Frontier disse que tinha atingido o recorde da célula solar de camada final de 23.35%, o que representou uma melhoria de 0.4% perante o seu recorde anterior de eficiência de 22.9% de 2017!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

1 COMENTÁRIO

  1. Viva! Viva! O Conhecimento e o trabalho juntos fazem milagres. Que pelo menos 1 milhonésimo do retorno financeiro dessa invenção possa ser revertido para amenizar a miséria ao redor do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui