O aumento da poluição (legislação cada vez mais exigente), as limitações nas reservas de combustĂveis fĂłsseis e a ausĂŞncia de regulações no sector de distribuição de energia (perdas elĂ©ctricas, acidentes com radiações electromagnĂ©ticas, localização e custos de centrais elĂ©ctricas) sĂŁo preocupações que a nĂvel global estĂŁo a alarmar cada vez mais a humanidade.
Qual o futuro das cĂ©lulas de combustĂvel?
Estas questões representam uma força motriz forte para a investigação e desenvolvimento de novas fontes de energia amigas do ambiente, altamente eficientes e com ciclos de vida renováveis.
Independentemente da escolha de combustĂvel (hidrogĂ©nio, metanol, metano, etano, etanol) as cĂ©lulas de combustĂvel representam uma alternativa eficiente para a conversĂŁo de energia no futuro.
Num pequeno perĂodo de tempo, um grande nĂşmero de organizações e empresas assumiram o desafio de iniciarem a comercialização de cĂ©lulas de combustĂvel.
Muitos aspectos importantes ligados Ă tecnologia das cĂ©lulas de combustĂvel foram discutidos, embora muitas outras áreas como, por exemplo, modelização, catálise, fabrico industrial e controlo, representam desafios adicionais Ă espera de serem compreendidos e solucionados.
Na qualidade de tecnologia alvo de interesse recente, as cĂ©lulas de combustĂvel apresentam um elevado potencial de desenvolvimento.
Em contraste, as tecnologia competidoras das cĂ©lulas de combustĂvel, incluindo turbinas de gás e motores de combustĂŁo interna, já atingiram um estado avançado de desenvolvimento.
Para este tipo de tecnologias são esperados no futuro pequenas melhorias, envolvendo obrigatoriamente um aumento de custos e de temperaturas de funcionamento, e por consequência um aumento das emissões poluentes de óxidos de nitrogénio.
No entanto, como foi referido na secção das desvantagens, para as cĂ©lulas de combustĂvel ainda existem diversos problemas importantes por resolver de maneira a lançar a tecnologia no comercio em larga escala.
No dia a dia surgem novos desenvolvimentos como, por exemplo, novas membranas de permuta protónica, melhores catalisadores, melhores desenhos das células e novos modos de funcionamento dinâmicos.
Actualmente, diversas soluções possĂveis para os problemas das cĂ©lulas de combustĂvel estĂŁo a ser investigadas e desenvolvidas.
Neste contexto, a Engenharia QuĂmica pode assumir uma função de extrema relevância no empenho de tornar comercial uma tecnologia limpa, eficiente e renovável.
O planeta e o Homem agradecem!