Noruega detém recorde mundial perante a aquisição de carros elétricos. Estatísticas desde início do ano de 2019 indicam que um em cada três carros novos vendidos é elétrico!
Um pouco por todos os países europeus a venda de carros elétricos tem vindo a aumentar, mas ainda assim países como Espanha, estão bem abaixo dos números apresentados na Noruega!
Mercado carros elétricos na Noruega
1 em cada 3 carros novos vendidos é elétrico
No ano de 2018 as vendas de carros a diesel baixaram; muito devido ao escândalo das emissões de carbono e políticas governamentais para reduzir a poluição. Período durante o qual subiu as vendas dos carros elétricos. E alguns países europeus viram os seus números de carros elétricos aumentar, como na Noruega, que detém o maior número de carros elétricos novos vendidos, pois um em cada três carros novos é elétrico!
Este é um recorde mundial, conseguido graças a uma política nacional comprometida com o transporte livre de CO2. As políticas implementadas pelo governo norueguês permitiram a redução da contaminação ambiental e a poluição doméstica.
Quanto cresceu a mobilidade elétrica?
As medidas implementadas, como estacionamento gratuito para os carros elétricos, isenção de impostos neste tipo de veículos não contaminantes e oferta do carregamento da bateria na rede elétrica, ajudaram a descarbonizar o parque automóvel norueguês durantes estes últimos dois anos.
Em 2018 as vendas dos carros elétricos aumentaram 31%, comparado com os 20% de 2017 e 5% de 2013!
Se a estes valores adicionarmos as vendas dos carros híbridos, então o total de vendas foi de 49%!
Como é que o governo da Noruega tornou os carros elétricos irresistíveis?
Resultados esperados?
A meta para 2025 é que todo o parque automóvel novo seja sem qualquer motor a combustão. Apenas veículos elétricos.
Atualmente as vendas de carros elétricos são invejáveis, perspetivando-se que durante o ano 2019 quase metade dos veículos novos sejam chamados de “ecológicos”.
Ainda assim não podemos esquecer que a Noruega é um mercado pequeno, mesmo tendo em conta este aumento do número de vendas de carros elétricos. durante 2018 venderam-se cerca de 150000 carros novos, enquanto em Espanha se venderam 1,3 milhões de carros novos, e na Alemanha 3,5 milhões de carros novos.
O grande feito deve-se à percentagem de vendas de carros novos na Noruega ser muito alto, enquanto na Alemanha se deve ao volume. Maior quantidade de carros elétricos e híbridos que na Noruega.
Mas se formos a comparar, a percentagem de vendas na China de carros elétricos foi de apenas 2%!
Perante estes dados, a proporção de carros a combustível fóssil ainda é elevada.
Recomendamos: Os 10 carros elétricos com mais autonomia