Os carros elétricos vieram para ficar. Quanto a isto ninguém tem dúvidas. As preocupações ambientais estão na ordem do dia e as marcas automóveis têm passado os últimos anos a apostar nestes carros amigos do planeta.
Certo é que nem todos os carros são muito amigos das carteiras dos portugueses e a procura por carros elétricos usados tem crescido.
Os carros elétricos novos têm ainda um preço elevado comparado com os correspondentes a gasolina ou a diesel, um dos principais fatores que influencia o preço dos carros elétricos é a autonomia que cada modelo apresenta.
No entanto, e mesmo que esteja à procura de um carro usado apresentamos um breve resumo dos carros elétricos novos mais vendidos e mais em conta, para que possa ficar por dentro do assunto.
Carros elétricos mais vendidos em Portugal
O líder de vendas em Portugal e na Europa é o Nissan Leaf que está à venda por 33 mil euros.
A Renault também não está nada mal em vendas e o seu ZOE continua a dar muito que falar pela autonomia e qualidade. Está à venda a partir de 32 mil euros. Este modelo da Renault ocupou o segundo lugar no top de vendas.
O BMW Série i3 tem tido grande saída apesar de só se vender a partir de 40 mil euros. Ocupa o terceiro lugar no top de vendas.
O Citroen C-Zero encontra-se à venda a partir de 30 mil euros e é também um carro de grande agrado para os portugueses. Ficou no quinto lugar no top de vendas.
A Smart tem um modelo bem mais em conta do que o anterior e o seu EQ fortwo está à venda em Portugal a partir de 22 mil euros. A Smart ocupou em 2018, com este modelo, o quarto lugar no top 10 de vendas de carros elétricos em Portugal e o modelo EQ forfour ficou em sexto lugar.
Mais sobre os benefícios fiscais para a compra de carros elétricos.
Carros elétricos usados mais vendidos em Portugal
Apesar de estes modelos estarem no top dos preferidos dos portugueses certo é que muitos não têm a capacidade de os comprar e, por isso, optam por carros elétricos usados.
E neste mundo emergente dos elétricos, o mercado dos usados tem algumas marcas a liderar. BMW i3, Renault Zoe, Nissan Leaf, Smart Fortwo, Citroen C-Zero, Kia Soul e o Hyundai Ionyq Eletric são alguns dos carros com mais sucesso.
O Renault Zoe e o Smart Fortwo são dois modelos que apresentam um preço mais apelativo para viaturas em segunda mão e, podem nem chegar aos dez mil euros.
Já o BMW i3, o Citroen C-Zero, o Kia Soul e o Nissan Leaf podem não ultrapassar os vinte mil euros. São, certamente, preços muito mais convidativos do que os novos e por vezes, encontram-se carros com pouquíssimos quilómetros.
Acho que o preço deva cair ainda mais. Visto que o maior entrave que encarece os carros elétricos é a bateria, com a vida útil depreciada e o custo elevado para substituição, o valor do carro elétrico tende a diminuir significativamente. Aí é que entra a criatividade e o conhecimento técnico do proprietário em adaptar um novo banco de baterias. Aqui na Brasil já estamos de olho nesse mercado!!!