Carros elétricos Tesla

Nova geração de baterias permite ter um carro elétrico Tesla a partir de 25 mil dólares

A Tesla anunciou que a sua nova geração de baterias, de custo inferior às atuais, irá permitir ter carros Tesla desde 25 mil dólares, o equivalente a aproximadamente 20 mil euros!

Carros elétricos Tesla com preço inferior

A empresa de Elon Musk faz parte do quotidiano de quem gosta de um elétrico, é uma das grandes referências em carros elétricos e semi autónomos. Mas o seu preço, elevado, afasta muitos potenciais clientes, mas com esta baixa drástica de preço, dentro de pouco tempo podemos ter um Tesla ao preço de um carro a combustão.

Para essa diminuição do preço do Tesla, irá contribuir a nova geração de baterias. E esta foi uma das grandes novidades do evento drive-in que decorreu na penúltima semana de setembro de 2019!

Elon Musk disse então que o custo das células das baterias iria baixar drasticamente, logo, irá refletir-se no preço final de um carro elétrico Tesla!

Assim, um Tesla equipado com esta nova geração de baterias irá ser vendido a partir de 25000 dólares!

Nova geração de baterias Tesla

Estas novas baterias, designadas “tabless”, serão produzidas com recurso a vários materiais, conseguindo-se reduzir o preço por kWh para cerca de metade! Uma redução que atira o preço dos carros elétricos Tesla para o valor de um carro com motor a combustão!

O preço kWh é a unidade de energia mais usada para medir a capacidade das baterias dos veículos elétricos modernos. Um preço que tem vindo a reduzir na última década, substancialmente!

Ora, em 2010 o preço era de cerca de 1100 dólares por kWh, em 2019 já era de apenas 156 dólares/kWh. Uma redução de cerca de 87%… o que indica que o novo preço seja ainda mais baixo!

Segundo previsões de alguns especialistas do setor, o preço será de 100 dólares kWh em 2023, sendo que a Tesla, segundo Elon Musk, apenas irá reduzir o preço daqui a 3 anos, mas não avança os valores!

Preço das baterias dos carros elétricos Tesla

Atualmente as baterias que sejam colocadas num carro elétrico Tesla, variam entre os 10000 e 12000 dólares, diferenças que dependem da sua capacidade. Assim, com este anúncio, a Tesla está a dizer que o preço das baterias de um Tesla irá baixar para cerca de 6000 dólares! E o respetivo custo da célula ficará abaixo dos 100 dólares por kWh (que apenas estão previstos para daqui a 3 anos)!

O preço dos carros elétricos têm vindo a diminuir gradualmente, especialmente dos Tesla, que em 2018 o valor médio de um carro Tesla era de 64,3 mil dólares, sendo que em 2019 baixou para 55,6 mil dólares, ou seja, uma diminuição de 13%!

Ainda assim são valores elevados, quando comparados com carros a combustão, que têm um preço médio de 36,6 mil dólares!

Vídeo Battery Day Tesla

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

1 COMENTÁRIO

  1. Há quem diga que o futuro do carro elétrico está nas células de etanol, acho que impossível concorrer com baterias de 100 dólares por kWh

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui