Carros elétricos sem bateria cada vez mais próximos

Carro elétrico Nissan sem bateria

Os carros elétricos com funcionamento sem bateria estão cada vez mais próximos.

A Nissan concluiu acordo com o Instituto de Pesquisas Energética e Nucleares da USP (IPEN) no sentido de desenvolver um carro elétrico sem bateria! De referir que já existia uma parceira com a Unicamp para o desenvolvimento do “fuel cell” a etanol.

Nissan e o carro elétrico sem bateria

O projeto tem por base a premissa de um carro elétrico sem baterias e com uma autonomia de 600km consumindo apenas 30 litros de etanol! Protótipo já se encontra em testes, tendo sido desenvolvido pela Unicamp.

Agora, a Nissan, deu por concluído um novo acordo, mas agora com o IPEN para desenvolver uma nova célula a combustível que possa funcionar com etanol invés de hidrogénio.

A empresa nipónica foi a primeira a lançar para testes o protótipo de um carro elétrico que funciona apenas a partir da energia elétrica gerada pelo bioetanol; sendo que o Brasil é essencial para o desenvolvimento deste projeto, bem como da sua viabilidade, isso porque já conta com uma rede de distribuição de etanol.

Os primeiros testes remontam a 2016 e 2017, pela equipa de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan no Brasil! Mas agora o projeto foi transferido para o Japão, mas sempre com a colaboração da equipa de engenharia da empresa presente no Brasil.

Aplicação da Fuel Cell

A tecnologia da fuel cell já é usada por várias empresas automóveis, como a Toyota, Honda e Hyundai, mas são alimentados por hidrogénio de produção, armazenamento e distribuição complexos.

Ao se querer substituir o hidrogénio por etanol, consegue-se um motor limpo e mais eficiente.

Ao funcionar apenas com etanol (100%) ou água misturada com derivado da cana, as emissões de carbona são zero… será como uma parte do ciclo natural do carbono.

Tem ainda outra vantagem, permitindo a aceleração viva e condução silenciosa de um carro elétrico. Esta célula de combustível e-Bio permite reduzir nos custos de manutenção, e ao mesmo tempo ter uma autonomia superior à de um veículo movido a combustíveis fósseis.

O protótipo da célula de combustível e-Bio é abastecido 100% por etanol, carregando uma bateria de 24 kWh, e autonomia de mais de 600 km.

Vídeo de apresentação da tecnologia da Nissan

Fontes de bioetanol

As fontes do bioetanol são na sua maioria cana de açúcar e do milho. Como são dois alimentos já difundidos na América do Norte e Sul, existem já infraestruturas que permitem a sua comercialização e assim são fáceis de adquirir.

Outra grande vantagem do bioetanol, é que como se encontra tão facilmente e uma baixa combustibilidade de água misturada com etanol permite que o sistema não esteja dependente ou restringido pelas infraestruturas de carregamento existente, o que o torna mais fácil de entrar no mercado.

2 Comentários em “Carros elétricos sem bateria cada vez mais próximos”

  1. Os veículos elétricos, deviam ter um motor eléctrico por eixo, de maneira em trabalho assimétrico, e ter um sistema de locomoção q pudessem, colocarem força de tração, e frenagem elétrica, e enquanto existir frenagem, essa mesma energia ser reposta para as baterias , e q enquanto existir rolamento das rodas, essas mesmas produzirem energia para as baterias acumuladoras de energia, e TB energia de alimentação para os motores elétricos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima