Início > Notícias > Energias Renováveis > Carros elétricos do futuro podem armazenar energia no próprio chassis

Carros elétricos do futuro podem armazenar energia no próprio chassis

Nova tecnologia carros elétricos

Embora sejam muito falados, os carros elétricos ainda precisam de muitas coisas para se tornarem comuns nas ruas como os automóveis com motores à combustão. Todo dia surge uma novidade relacionada aos carros elétricos.

Fibra de carbono poderá armazenar energia em carros elétricos

Os carros elétricos contam com armazenamento de energia em baterias, porém, a bateria necessita ser grande o suficiente para promover a autonomia do veículo por muitos quilómetros, o que pode apresentar alguns riscos como explosões, além de ser um item sujeito a muitas substituições.

Tudo indica que isso pode mudar, cientistas na Suécia estão trabalhando numa nova tecnologia para carros elétricos que poderá transformar a fibra de carbono em elétrodos para bateria.

Isso quer dizer que no futuro será possível que carros elétricos armazenem energia dentro de corpos de fibra de carbono, o que deverá tornar os carros mais leves, levando em consideração que não será mais necessária uma bateria tradicional grande e pesada, de forma que também poderia ajudar a aumentar a distância que o carro pode dirigir, porque significa menos energia para impulsioná-lo para frente.

De acordo com um professor de Material e Mecânica Computacional e um dos investigadores da tecnologia Leif Asp, um corpo de carro não seria somente um elemento de suporte de carga, mas também funcionaria como uma bateria.

A fibra de carbono também poderá ser utilizada para outras coisas, como: condutores de energia e dados, sensores e recolha de energia cinética. Se todas essas funções fizessem parte de um chassis de um avião ou de um carro, isso poderia diminuir o peso do veículo em até 50%.

É importante dizer que a desvantagem dessa tecnologia é o valor, pois, o material é caro. Porém, esses estudos levam a protótipos válidos, mas não necessariamente precisam ser criados comercialmente. De qualquer forma, o estudo é um avanço perante as atuais tecnologias e arquiteturas usadas atualmente em carros elétricos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima